
Aconteceu na manhã desta 4ª feira, 22/02, a prestação de contas do 3º quadrimestre, tanto da prefeitura da gestão de Neto Guerrieri, quanto da câmara municipal, da gestão de Vavá da Farmácia.
A sessão foi aberta pelo presidente da comissão Jorge Maécio e, Daniel Queiros, relator da comissão, que leu a mensagem do ex prefeito Neto Guerrieri, dando conta de que as contas enviadas pela administração, conta todo movimento financeiro administrativo, dos 4 anos da administração Neto Guerrieri, dando informações de que todas as contas estão pagas, todos os índices cumpridos, dinheiro no caixa, todas as certidões em mãos, portanto a prestação de contas, mostra toda a transparência da administração Neto Guerrieri, com uma transição político administrativa, totalmente perfeita, com um caixa no valor de R$ 16. 282. 279,20.


Pela Câmara a prestação de contas foi feita pelo setor contábil, na pessoa de Cleber Santos, que fez um demonstrativo do que foi recebido e do que foi gasto pelo executivo, já que a Câmara não em uma vida financeira própria, mas que ela vive dos repasses do executivo, para que as despesas legislativas possam ser cumpridas dentro dos percentuais estipulados pela Lei das Responsabilidades ficais, LRF.
Jorge Maécio com vasta experiencia desde a sua primeira legislatura, quando foi o 1º secretário da CME na gestão de Vavá da Farmácia, esteve durante 4 anos a frente da referida administração, agora como presidente da comissão de orçamento e finanças, tem em suas mãos uma responsabilidade igual ou maior, pois passará pelas suas mãos, toda a prestação de contas tanto do legislativo quanto do executivo.
Já o ex secretário de finanças Alécio Viann, fez a sua última prestação de contas pela PME, e mostrou em gráficos, tudo que a PME recebeu, pagou e, repassou ao executivo.

Alécio Viann mais uma vez deixou claro que o que o governo recebe de ICMS, fica com 75% e repassa apenas 25% ao município, isto para qualquer governo. Alécio falou que a transição da PME de Eunápolis, passou apenas o um pequeno quebra-molas, enquanto muitas prefeituras, caíram em um abismo sem fim, com a transição de governo cheia de problemas, tendo em alguns casos, algumas prefeituras tiveram de manter as portas fechadas por um tempo, afim de colocar as coisas em ordem, principalmente a financeira.
Alécio Viann, em sua fala tocou em um assunto muito importante, que á a arrecadação de IPI, ou seja Impostos sobre Produtos Industrializados, isto pelo fato de Eunápolis não ter indústrias de suporte para esta ação, é por isto que o vereador Jota batista, em seus pronunciamentos na tribuna da CME, tem falado muito na industrialização da cidade, com a implantação de pequenas industrias e com isto, elevar um pouco mais o teto de arrecadação neste setor.

Segundo informações oficiais, as contas não ficam mais à disposição da população por apenas 2 meses, as contas agora estão disponíveis no site www.tcm.ba.gov.be e, na CME existem 2 computadores à disposição de quem quiser ver de perto a prestação de contas, os gráficos e sobretudo a transparência, da qual as administrações calcaram seus trabalhos, para que as prestações de contas sejam claras e transparentes. A próxima prestação de contas, já estará nas mãos da atual administração e deverá estar presente o secretário de finanças Alex Hermógenes.















































o auditório da câmara tava super lotado…
Não estava tão lotado assim, mas já é um bom começo, embora nesta lotação com,o voce fala, tem muitos assessores, muitos integrantes da imprensa e isto não conta, mas já é um bom começo.