
Durante muitos anos a comunidade de ciganos vivia sempre mais afastada da sociedade, alguns vendiam tachos de cobre, produção artesanal de várias tribos, mas de uns anos para cá, os ciganos começaram a se infiltrar na sociedade, iniciaram outra atividade e com isto conseguiram ter vários desafetos, depois vieram as mortes dentro a própria tribo e nesta tarde, um cigano foi executado entro de casa com vários tiros na cabeça por dois elementos em uma moto.
Segundo informações, depois chegaram em frente ao portão da casa de Helio Santas Meira 37, empurraram o portão e dentro estava Helio e sua esposa, e está, fazendo um lanche, um dos homens rendeu Hélio e mandou que ele deitasse no chão, a execução foi imediata, as informações dão conta de que todos os tiros foram disparados contra a cabeça de Hélio.
A reportagem do rota51.com ficou sabendo que a moto ficou estacionada na porta da casa de Hélio e dois da execução, os homens mataram na moto e rodaram um pouco até um local onde um carro já os esperava, não se tem noticias de que um dos homens continuou com a moto, ou se os dois embarcaram no carro e deixaram a moto para trás.
Se acordo com o delegado Dr. Cícero Feitosa da delegacia de homicídios, em 2009 Hélio foi acusado de ter matado a cunhada Marguetti Dantas Fiúza 31 dentro do acampamento em que ela moirava, Hélio foi embora para o Pará, mas preso, foi recambiado pata Teixeira de Freitas de onde foi liberado há pelo menos uns 30 dias.
Por outro lado Hélio também foi acusado de ter participado da morte do ex-deputado Maurício Cotrin em Itamaraju, agora a delegacia de homicídios irá investigar a morte de Hélio, a participação destes dois homens de moto, e a relação existente entre a possível morte da cunhada, a participação na morte de Maurício Cotrin, a prisão no Pará e o possível envolvimento de outros ciganos neste emaranhado de mortes.
Foto gentilmente cedida por via 41