Uma das instituições sindicais mais atuantes da Bahia é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Eunápolis, no extremo sul do estado, que nesta data, 05 de junho, completa 30 anos de existência.
Segundo Tico Lisboa que é presidente dessa entidade cuja sigla é STR, “nessas três décadas de jornada conseguimos criar os assentamentos Projeto Maravilha com 200 famílias, o Santa Maria com 65, a Roça do Povo com outras dezenas de famílias beneficiadas, além de outros assentamentos criados numa luta de mobilização e resistência que sempre teve, também, a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) da Bahia.
Outros assentamentos e pré-assentamentos resultantes dessa luta e mobilização do Sindicato, serão citados numa matéria à parte que publicaremos ainda esta semana.
O positivo impacto sócio econômico desse trabalho do STR se percebe na cidadania dada a centenas de famílias que na Cidade não tinham perspectiva de nada. Nos assentamentos elas produzem muito variedade de gêneros alimentícios que vão desde a mandioca, aipim e batata-doce; incluindo cultivo de bananas da Prata e da Terra, Abacaxi, abóbora e melancia; milho, café e pimenta-do-reino.
O Sindicato cuida da oferta de assistência técnica, encaminhamentos de documentação que liberam financiamentos, encaminhamentos de aposentadorias e auxílios-maternidade.
Sobre outros setores ou carteiras/pastas desta instituição falaremos no desdobramento desta matéria em uma outra edição ainda esta semana.
Parabéns ao STR de Eunápolis, fundado em 1988 pelo camponês e ambientalista Aristeu Carvalho Lisboa, um corajoso e laborioso idealista que ergueu essa bandeira um legado hoje tocado por seu filho Tico Lisboa e seus pares da diretoria sindical.