Outubro rosa, é o mês quando todos se levantam para uma campanha direcionada contra o câncer de mama, é quando todos os integrantes da área de saúde, buscam fazer palestras, incentivar o auto exame, buscar informações para evitar ou combater a doença que ainda mata muitas mulheres, a saber que nas mulheres e nos homens, existem muitos sintomas que podem, se não cuidados a tempo, levar ao óbito, pois em determinados casos, os vários tipos de câncer ainda podem ser combatidos.
Mas se não houver antes, uma busca incessante de informações, exames, cuidados especiais, a doença grassa e muita gene acaba morrendo até mesmo, por falta de cuidados com a saúde.
Até a alguns anos atrás, mesmo com todos os tratamentos, o câncer era tido como uma doença terminal, mas hoje, os tratamentos foram mudando e vários casos já foram curados e, muitos pacientes, hoje levam uma vida saudável após a quimioterapia ou a radioterapia, é que antes, a terrível doença, era tratada comente com medicamentos, hoje, como parte do tratamento, é feita uma coluna de médicos, que ajudam o paciente a ser o portados da doença, com mais tranquilidade como é o caso de psicólogos, que ajudam o paciente sustentar a doença com mais ânimo e até mesmo complacência.
A prova disto, nesta 4ª feira na Câmara Municipal, onde houve uma palestra muito importante sobre o “outubro rosa”, quando o evento foi oficialmente aberto pelo secretário Municipal de Saúde Rodrigo Kuada, em seguida falou o Dr. Hugo Cedro, mastologista, cirurgião geral, e especialista em mamografia e, depois a Dra., pela USP Jusciene Silva Souza Nascimento, a psicóloga Dra. Dominique Dantas Coordenadora do CREAS, a defensora Dra. Helena Salaberry e, todas as palestrantes, falaram sobre o momento e da necessidade da mulher se cuidar muito, numa prevenção especial para a sua própria saúde, para tanto, foram feitos áudios com Dr. Hugo Cedro, Rodrigo Kuada e o Coordenador da Atenção Básica, Itamar Belo, que falaram sobre o evento e o que está sendo disponibilizado a todas as mulheres do município neste “Outubro Rosa”.
Além dos palestrantes, estiveram presentes, os primeiros vários alunos da faculdade de medicina de Eunápolis, perfazendo no auditório da CME um total de aproximadamente 200 pessoas. Em mais este evento especial a cobertura do Rota51.