Eunápolis e região foram tomadas por uma seca incrível, fora muitos dias, que chegou a assombrar os produtores rurais, sem água não tem capim e, sem capim o gado não engorda e gado magro não se vende. Sem água não tem capim e sem capim as vacas diminuem a lactação, portanto, o leite tinha de ser deixado para os bezerros não morrerem de fome, e o gado teve de ser tarado com ração, prejuízo enorme, mas tudo isto por causa das intempéries do tempo, uma calamidade.
Vieram as chuvas, e com elas uma situação inesperada, a água servida pela Embasa, chegou que era puro barro, água amarelada, sabor horrível, e todo mundo teve de comprar mais água mineral do que o esperado, até aí é compreensível, o que até hoje é incompreensível, é como a Embasa ainda não solucionou a situação, dando como explicações, evasivas que para algumas pessoas mais entendidas, algo está muito errado.
Se a água é servida há muito tempo, como a Embasa nunca detectou uma mina do minério Manganês, minério utilizado na fabricação de aço, é um metal considerado pesado e, pode causar doenças sérias ao ser humano e, na composição do precioso líquido, ao ser juntado ao cloro, mais conhecido como água sanitária, a situação pode ficar pior ainda e, para isto não tem, desculpas, ou será que tem? E porque esta mina até hoje não foi explorada? Dizer que o manganês, não é prejudicial à saúde é um engodo, o referido minério é prejudicial sim, por ouro lado se a Embasa não tem um tanque de decantação, deveria ter, e se tem a água servida, principalmente para uso residencial onde existem crianças, ao que tudo indica não está sendo tratada, está sendo servida “in natura” da mesma forma como é captada.
Se a Embasa está servindo está água contaminada, os dutos de condução da água, também com certeza, contaminados, e a população como é que fica? Então por via das dúvidas, o Ministério Público deverá ser chamado, para que estas respostas sejam dadas, com mais firmeza, pois o que até agora foi informado, é apenas uma forma de enganação, pois muita gente está reclamando, da qualidade da água que está sendo servida à população.
O bom de ser independente, é que o portal de notícias rota51.com, pode questionar com a mesma veemência, com que elogia, isto por estar do lado de uma população, que agrega em seu seio, recém nascidos, crianças com mais idade, adultos e até mesmo toda uma população que paga todo mês, as contas da Embasa e, será que por estar servindo uma água, de qualidade ruim, causando mal estar em muita gente, as contas deixarão de serem cobradas, até que um produto de qualidade possa estar sendo servido a toda população? Porém uma ida ao Ministério Público, poderá ser de alta relevância à toda a população.