
Quando o Rota51 publica que Eunápolis é uma das cidades do extremo sul que menos tem segurança, algumas pessoas ainda acham que se fala demais. Na ultima 5ª feira por volta das 22hs, o frentista atendia a um cliente no antigo posto Somar, quando um assaltante de boné branco e camisa listrada, chegou como se já tivesse sondado todo local e quando viu que não havia nada que o impedisse de realizar o assalto, ele foi chegando, pegando arma debaixo da camisa e pedindo logo o queria; a grana. O frentista que nada pode fazer entregou o dinheiro que tinha em mãos, quantia que não foi revelada, e do jeito que chegou saiu, sem ser incomodado.
O assalto foi no antigo posto SOMAR às margens da BR 101, que agora sob nova direção chama-se “Posto Avenida”. este é o primeiro ato de um drama que assola a cidade, deixando comerciantes atônitos, amedrontados e, sobretudo, inerte diante de um fato que se não fosse a câmera, seria um tanto difícil de acreditar, não por desconfiança do frentista, mas pela frieza do assaltante, pela forma como chegou, afastou o cliente e logo em seguida saiu. 2º ato deste mesmo drama: O brasileiro que trabalha, paga todos os impostos, trem que estar em dia com suas contribuições, é o governo federal, pois no caso é gasolina, e o órgão fiscalizador é a ANP Agência Nacional do Petróleo, paga os impostos estaduais e os municipais; pois bem, não se sabe pra onde vai tanto dinheiro que o governo do estado arrecada, que não dá nem para dar segurança para a quem paga o seu salário, Eunápolis é uma cidade que foi literalmente abandonada pelo governo do estado, secretaria de segurança e, tem gente que ainda culpa o prefeito por este abandono e descaso, a saber que saúde, ensino de 2º grau e segurança, é um dever constitucional do governo do estado, Rui Costa vem a festa em Porto Seguro, inaugurar coisas em Itabela, mas em Eunápolis ele não vem, ou é falta de representatividade política que Eunápolis não tem, ou ele tem medo de vir à Eunápolis e a imprensa começar a fazer perguntas que ele não terá como responder, igual a Jaques Wagner que chegou a dizer que não sabia de nada e, que estava sabendo naquele momento pela nossa reportagem , em Porto Seguro.
Mas mesmo que Eunápolis tivesse mais deputados na Assembleia, quando o governo despreza uma cidade, ele só vai até ela pedir votos, o resto fica nas mãos de Deus. E Eunápolis de tão desprezada, há poucos dias a PM recebeu 3 viaturas, mas não tem soldados, é preciso que venham a CAEMA, a RONDESP, dentre outras e, a policia civil não tem carros chapa “frias” para investigações, é preciso fazer “armengo”, as viaturas padronizadas estão com os pneus carecas, faltam policiais para as diversas operações, é preciso ficar remanejando agentes da delegacia territorial para a furtos e roubos e, assim por diante, e quando não há repressão ao crime a “moçada deita e rola”, todo mundo pagando impostos e o dinheiro que sobra indo para outras mãos estranhas, este é o governo que o povo quer? Alguns sim, mas a maioria com certeza não. Vejam o vídeo e se imagine no caixa com um cara armado levando o que nem é seu, mas sim do seu patrão.