
Depois da chamada, da oração do dia e da leitura da ata da sessão anterior, foi aberta a sessão com a leitura da ordem do dia pelo presidente Vavá, depois o 1º secretário leu “in totun” toda a pauta, dando conta do que está sendo colocado para apreciação, discussão e votação, houve o intervalo regimental e depois todos voltaram, para o pequeno expediente. O presidente Vavá deu espaço para que a aluna Flaviana da UNEB Flaviana Gomes, que junto aos alunos Pedro Henrique Santos e a aluna Giovana Santos, e muito outros alunos do Colégio Fernando Alban, da rede estadual de ensino, quando estes ao participarem de desenvolvimento de uma oficina componente do programa curricular do curso de História.

Com a palavra a aluna
Flaviana que fez um questionamento específico sobre a violência que se abateu sobre a cidade de Eunápolis, onde as mortes pelo tráfico de drogas se banalizaram e deixaram de respeitar a vida de muitos jovens, depois o aluno Pedro Henrique também fez seus questionamentos e, que foram respondidos a contento pelo vereador Jota Batista, dando conta a princípio de que segurança é uma obrigação do Governo do estado, mas ao mesmo tempo disse que o município tendo envidado esforços para

que todos os programas sociais, estejam dentro do que preciso para que o jovem, siga um caminho diferente, são projetos de judô, caratê, e outros esportes especializados, para que o jovem tenha em sua vida outras atrações mais saudáveis. Este projeto está sendo desenvolvido pelas alunas da UNEB, Flaviana Mendes de Jesus, Gerliane Lima, João Meira e Rafael da Silva Meira. Ainda dentro do assunto o vereador Jota batista disse que antigamente para obra eram destinados apenas 600 mil reais e hoje são 6 milhões, no trato do jovem da cidade em todos os programas que são ofertados.

Lucas leite falou sobre a cultura da cidade e da lei 13.278 que destina verbas para artes, e que ao fazer parte do conselho municipal de educação, n~/ao pode deixar esquecer que Eunápolis há pouco mais de um ano, formou mais de 1200 alunos através do Pronatec, o que permite ao jovem, tem um início de vida com uma formação educacional e profissional.

Já Galego do Regional fez uma reflexão importante, tendo em vista a visita do governador Rui Costa e das demais autoridades presentes, tais como Robério Oliveira e Neto Guerrieri. Para Galego do Regional o que aconteceu foi uma falta de educação, quando torcedores em vários momentos interromperam os discursos com o tema: “Volta Robério ou Volta Neto”. Para Galego, os responsáveis por esta galera, precisam ter mais atenção para com os eventos e isto não aconteça, que ter seu candidato e falar o nome dele é normal, mas a partir daí e uma falta de respeito para c om todos.

Ubaldo Suzart, falou sobre os deputados que estão atendendo às solicitações dos seus vereadores, fazendo emendas e premiando a cidade, com quantias que estão servindo para privilegiar os equipamentos municipais, e citou o deputado Estadual Leur Lomanto e uma emenda que dou ao município um trator com todos os implementos, buscando ajudar o maior número possível de produtores rurais da agricultura familiar. Depois falou de sua indicação ao sr. José Bernardino dos Reis, o da Zequinha da Pianna, pelos trabalhos prestados durante todos estes anos em Eunápolis.
Jorge Maécio, falou do seu projeto de lei que tramita no legislativo municipal dando conta de que todas as empresas que se instalarem na cidade e deste, obtiverem algum tipo de benefício, terá de absorver 51% da mão de obra da cidade, para evitar que tragam profissionais de fora, deixando os da cidade batendo nas portas pedindo empregos, e citou o fato de uma empresa que trouxe pedreiros de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itamaraju e os pedreiros de Eunápolis ficaram desempregados, por outro lado, o vereador disse que estas empresas deverão ainda, deixar espaço para competenciar o jovem aprendiz, para que ele tenha o seu primeiro emprego.
Por ou

tro lado, o vereador Ramos Filho que tem sido alvo de muitas especulações, na verdade, ele ainda não falou nada sobre o seu futuro político a ninguém, mas na hora certa, a exclusiva vai ser do rota51.com, estamos aguardando.

O caso pior foi o do vereador Zé Pelanca, que reuniu suas indicações e projetos e, criticou severamente o rota51 e seu repórter Paulo Barbosa, por uma matéria feita no seu bairro, perto de sua casa, onde uma pessoa cavou a rua, fez um rio de dejetos e, segundo alguns moradores já em mais de um ano e nada foi feito. A rua descrita é a rua Arnoldo Lima, acessem o link da matéria aqui: https://www.rota51.com/home/2016/05/12/juca-rosa-tem-dois-vereadores-mas-so-pra-tirar-retratinho-com-a-elite/, e até hoje os moradores da rua, perto da valeta a céu aberto, sofrem com o mal cheiro, principalmente quando o sol está quente, e de nada valeram os ofícios enviados. O que mais indignou o vereador, foi quando foi dito na matéria que ele só serve pra tirar “retratinho” com a elite, ou seja, com prefeitos, deputados e outros mais, depois vai tirar retratinho na demolição da feira do Juca rosa, que é uma determinação do prefeito Neto e do ex Secretário de agricultura Junior Bahia, o vereador ao invés de tirar proveito da matéria, foi criticar o repórter, mas para não dizer que é uma perseguição, na semana que vem, a reportagem vai retornar ao local para ver se o vereador Zé Pelanca está com esta corda toda, se a rua foi consertada e a valeta de dejetos residenciais tiver acabado, aí iremos dizer que o vereador Zé Pelanca realmente tem o seu valor, mas se a valeta estiver do mesmo jeito, nem vai ser preciso dizer que é um edil incompetente e que serve realmente pra tirar retratinho.
Como não houve mais nenhum vereador escrito, o presidente Vavá da Farmácia, colocou em votação todos os projetos e indicações, todos foram votados e aprovados e, devido ao feriado da semana que vem, a sessão que seria feita na 5ª feira, foi antecipada para a 2ª feira, 23/05 às 08h 30m, na sede da CME av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.