Depois da abertura da sessão, com a leitura de um versículo Bíblico, também foi feita a oração do dia pelo vereador Prof. Tiago, em seguida o diretor legislativo Milton Guerreiro, fez a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada e depois, o presidente do legislativo Jorge Maécio, pela falta do 1º secretário, solicitou que a Ordem do Dia fosse lida pelo substituto, vereador Valterlan.
O presidente do legislativo Jorge Maécio, falou a todos que por indicação do vereador Francis, a Igreja Maranata, iria receber uma menção honrosa, pelos bons serviços prestados não só aos evangélicos de sua congregação, como também à comunidade carente do município.
No primeiro momento foi colocada para votação, o projeto de lei do executivo que versa sobre a LDO, Lei das diretrizes Orçamentárias que contém o orçamento para o ano de 2022, já que o município, neste ano de 2021, trabalhou com o orçamento votado em 2021, para o ano subsequente e, a votação deste projeto de lei nº 34/2021, solicitava que a atual administração usasse 100% das verbas, mas o vereador Francis pediu que fosse liberado somente 20%, mas os demais vereadores rejeitaram tal proposta e aprovaram 60%. A proposta do vereador Francis, teve 2 votos a favor e 15 votos contra; depois de uma confabulação entre os vereadores, a emenda do vereador Artur que pedia 60% foi aprovada por 16 votos a 1 e, no final, o projeto de lei do executivo que estima a receita para 2022, foi aprovada por unanimidade na 1ª e 2ª votação.

Antes da votação dos projetos de leis e das indicações, o Pr. Nilo, fez um breve relato da Igreja Maranata em Eunápolis, dando conta de que, hoje em Eunápolis existem 26 igrejas, 20 pastores e 3 mil membros, e ressaltou que, nenhum membro recebe nenhum tipo de remuneração, em qualquer situação, mas que a igreja sempre cuida do seu rebanho e, principalmente agora com esta calamidade pública que assolou Eunápolis, os cuidados se estenderam a muitas comunidades carentes e que tiveram suas situações agravadas.

Depois todos os demais vereadores, que usaram a tribuna, elogiaram e agradeceram ao vereador Francis, pela indicação da “menção honrosa” à Igreja Maranata, pela lembrança e a homenagem a uma congregação evangélica altamente significante para a sociedade eunapolitana, brasileira e pelo resto do mundo.

O presidente do legislativo Jorge Maécio, lembrou a todos antes da votação da LDO, que o orçamento atual é do ano passado e que nesta situação, o governo fica totalmente engessado e por isto lembrou que a LDO era uma prioridade única da administração, cuidar melhor da cidade.

Mesmo que, a sessão desta 6ª feira tenha sido, dividida em várias partes, a mesma transcorreu dentro do maior clima de calma e tranquilidade como sempre foi; tendo a Igreja Maranata, presenteado a todos os presentes e a internautas pela transmissão ao vivo pela rede oficial da CME, com belos louvores, com uma orquestra maravilhosamente bem executada e um coral que valeu a penas serem ouvidos, mas este assunto de uma matéria especifica, ainda nesta edição.

Porém, antes das votações dos projetos e indicações, foram feitas algumas denúncias, e todas que merecem a atenção especial da prefeita Cordélia Torres, pois são denúncias específicas e com endereço certo, este assunto será tratado em outra matéria também, ainda nesta edição. Como não houve nenhuma informação contrária, a próxima sessão da CME, será na próxima 5ª feira 16/12, à av Artulino Ribeiro bairro din ah Borges.
