Há muitos anos, pessoas ligadas ao setor ambiental, estiveram em Eunápolis, buscando junto aos gestores, uma forma de acabar com o famoso “lixão” que a cada dia aumenta mais e, sem nenhuma solução justa para acabar com esta imoralidade ambiental da cidade.
No governo de Neto Guerrieri, em uma das reuniões em um, hotel da cidade, chegaram algumas pessoas, e se reuniram com o prefeito Neto dizendo serem representantes da EMBASA, para a implantação do esgotamento sanitário, o rota51.com fez o registro à época, o então diretor de patrimônio Jurandir Leite saiu pela cidade com estes homens, para escolherem as elevatórias, onde em cada lugar, seria colocado um equipamento para então resolver o problema do esgotamento sanitário, a saber que o então vereador Zé Carlos, trouxe a tira colo, o vice governador João Leão, com uma propaganda como se fosse copa do mundo e, nada aconteceu, serviço de quem não tem o que fazer, para enganar o povo.
Agora um canal de TV, vem a Eunápolis e mostra para o Brasil inteiro, o lixão da cidade, onde pessoas convivem com os urubus, descartes hospitalares, muita sujeira e doenças espalhadas por tudo quanto é lado, Todo mundo copiou trechos a matéria e postou nas redes sociais e sites, porque foi preciso vir gente de fora e mostrar a sujeira interna de uma cidade, que há anos, sofre com o lixão.
Mais recente, foi aventada a possibilidade de um aterro sanitário, que também nunca saiu do papel, entra prefeito, e a sujeira é a mesma. Depois da onça morta todo mundo quer tirar retrato com o animal abatido, mas é preciso também, expor um outro lado politico da cidade, a câmara de vereadores.
Na realidade todos estes anos, a câmara nunca se pronunciou de forma eficaz, em época, candidatos que querem uma boquinha e os que estão entro e não querem perder uma boquinha, arrumam seus futuros assessores, e a promessa é a mesma: “se eu ganhar você vai estar comigo”, ou seja, me ajudem que o seu emprego está garantido e, os vereadores depois de eleitos, arranjam tudo e ficam calados, são discursos hipócritas, que não levam a cidade a lugar nenhum.
E agora está sendo a mesma coisa, vamos ver os discursos dos vereadores nesta 3ª feira pela manhã, sobre a matéria do lixão, se teve vereador eleito com promessas sociais e, agora vemos famílias que estão vivendo nas ruas, pedindo esmolas, carreando crianças para amolecer o coração das pessoas, e eles não fazem nada! Uns esperando a boa vontade da prefeita em arranjar os empregos e, ela dando as costas por resposta sobre a espera.
MAS a matéria do lixão caiu de paraquedas no colo da prefeita, com certeza, entidades como OAB, CDL, dentre outras, vão fazer as denúncias e o Ministério Público terá de aceitar e tomar providencias respeito, e então vaio chegar a hora das onça beber água, ou a prefeita toma rumo e passe administrar a cidade como deve, ou então poderá sofrer um ataque fulminante da câmara de Vereadores. Dentro em breve as contas do ex prefeito Robério, vão chegar à câmara para serem votadas e, há comentários de que suas contas serão aprovadas, se isto acontecer Cordélia vai estar em maus lençóis, porque na cidade o comentário é que ela é prefeita de um só mandato e, já tem até um nome par concorrer com ela nas próximas eleições, quem viver verá, e o lixão é o assunto do momento. Segundo Cordélia, Eunápolis nasceu para ser grande, mas deste jeito, vai continuar do mesmo jeito, mas tudo só depende dela.
A culpa da falta de esgotamento e descarte de lixo são de todos os prefeitos que passaram pela administração pública de Eunápolis, principalmente do Sr. Robério que nunca moveu uma palha para viabilizar esse assunto e do Governo do Estado que, também, nunca se moveu a esse respeito. Agora, temos uma prefeita, igualmente, incompetente. E infelizmente, continuaremos em cima de fossas, tendo esgoto descartado criminosamente e tudo continuará da mesma forma. Eunápolis está crescendo como crina da cavalo. Somente para baixo e o povo tem muita culpa nisso tudo.