O projeto é antigo, mas poucos ainda se atentaram para a importância da criação de peixes em áreas pequenas, e que cujo produto, pode ser utilizado na merenda escolar.
Podem ser utilizadas lagoas naturais como as construídas, e a Bahia pesca cede os alevinos e, pelo que se sabe, quando o projeto e bem desenvolvido, o tempo para a produção é muito pouco.

Na manhã desta 3ª feira, estiveram na sede da SETAF, NO BAIRRO Centauro, representantes do governo do estado, como no caso o presidente da Bahia pesca, entidade ligada a secretaria de estado da agricultura, Dr. Dermival, representantes de vários segmentos sociais como MST, MLT, sindicatos, como no caso o STTR Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, como também Ronilson Rodrigues da Silva da Associação APRUVE da fazenda Santa Maria, Dr. Márcio Santos Carvalho engenheiro de pesca e coord da Bahia pesca na Costa do Descobrimento, Ângelo Pataxó cacique da Aldeia Velha, Mauro Lúcio téc da ACAR, Secretário de agricultura e pesca de Belmonte Francisco Lopes, Sec de agricultura e meio ambiente de Itagimirim Thiago Mota, Sec de meio ambiente Luiz Eduardo Souza, Diretor de meio ambiente de Itapebi.

Falaram na oportunidade Neto, da sec de agricultura de Eunápolis sobre a importância da atividade que está sendo apresentada, ressaltando que a agricultura familiar somada ao agro negócio, poderá alavancar em muito a economia rural, Valdiran Marques foi outro a discursar dando amostras de que este momento, poderá ser decisivo na economia familiar, sendo a criação de peixes uma economia altamente lucrativa, outro a falar foi o índio Juari superintendente da secretaria indígena de Porto Seguro, sendo que em sua fala Juari disse que 45 poços já foram construídos para este tipo de atividade, estiveram presentes Eliomar Bittencourt e uma vereadora representando a cidade de Porto Seguro.

Depois de Eunápolis, alguns dos presentes foram para Porto Seguro, onde a Bahia pesca, distribuiu alevinos para o início de mais uma atividade rural, com a incrementarão da criação de peixes, que dentro em breve, a baixo custo, estes peixes serão vendidos ao município, para que o filé de peixe posa estar sendo colocado na merenda escolar do município.