
Depois da chamada e a comprovação de quórum, da Oração do Dia feita pelo vereador e Pr. Robson Rocha, da leitura da ata da sessão anterior feita pelo diretor legislativo Milton Guerreiro, e da leitura da Ordem do Dia, foi feito o intervalo regimental.
No retorno foi feita a palavra livre, quando usou a tribuna a professora Marly Santiago, que em suas palavras chegou à emoção, ao pedir ajuda em favor de alunos da escola que dirige, a escola Maria de Lurdes no Alecrin I, sendo que de acordo com suas palavras já viu muitos ex alunos tombados pelo tráfico de drogas, quando não em confronto com grupos rivais, foi em confronto com a própria policia, por isto, na falta de um instrumento didático que possa as melhorar ainda mais a qualidade de vida dos alunos, ela foi praticamente implorar por uma ajuda direta para os atuais alunos, em matéria à parte, o rota51.com se posicionará sobre o tema.

Veio o pequeno intervalo e depois, o grande intervalo, quando todos os vereadores que usaram a tribuna foram solidários com a professora em seu pleito. Galego do Regional criticou severamente deputados que vêm a Eunápolis pedir apoio e depois os abandonam e, ainda muitos estão a favor de uma eleição tampão, obrigando os vereadores a um gasto extra para uma eleição de apenas dois anos, indignado o vereador falou e está gravado, que “ai defenderem esta ideia, são todos uns bandidos que estão nos tribunais, pegando dinheiro dos cofres públicos”. Que muitos fazem parte do rombo da Petrobras e, que todos têm que tomar vergonha na cara e não votar em uma eleição de apenas 2 anos, deixando todos os vereadores no “vermelho”. Depois de elogiar vários prefeitos, Galego terminou seu discurso dizendo que está com Neto e não abre, que Neto é um irmão e está com ele para o que der e vier.
José Carlos criticou o ex-prefeito Paulo Dapé, e disse que fazer muitas indicações hoje pode ser prejudicial e, muito complicado, Zé Carlos falou dos erros do passado quando o ex-prefeito Paulo Dapé, pegou mais ou menos uns 500 mil cruzeiros e ao invés de aplicar na educação municipal aplicou na UNEB e, que foi obrigado a devolver o dinheiro, cujos recursos era a para a educação e cultura. Por outro lado, o vereador José Carlos, conclamou a população para que fosse na CME no próximo dia 26/05, para prestigiarem a apresentação das contas municipais e legislativas, já que ele é o presidente da Comissão de Contas e Orçamento da CME e falou, ( sem querer entrar na briga que ainda rola por aí) que Jota Bastos em uma das prestações de contas, entrou no recinto, com o telefone no ouvido e tão logo chegou saiu e não ficou para a prestação de contas e por isto é novamente convidado.
Zé pelanca está muito bravo com Bira Rosa e voltou a criticar Bira pela invasão de terrenos municipais, Zé pelanca disse na tribuna que Bira Rosa incentivou a invasão de terras públicas e que isto é totalmente ilegal, os terrenos ficam perto da usina de asfalto no bairro Sapucaieira, Zé Pelanca quer a todo custo que os terrenos sejam desocupados para que obras de benefício público sejam ali construídas.

Robson Rocha, pediu a contratação de internet via rádio para postos de saúde mais distantes, que é para que sejam marcados exames de pacientes, pois a espera que o exame seja marcado no centro de regulação, é muito grande e o paciente não pode esperar tanto. O vereador denunciou ainda que o PSF do bairro Sapucaieira, precisa do acabamento pois uma obra é feita e quando chega no acabamento ela para. Já na Colônia a denuncia é de as obras estão paradas, depois o vereador falou sobre o centro de Zoonoses e, que já recebeu do Secretário de Saúde, a informação de que a carrocinha já vai ficar pronta, segundo o vereador, é preciso que seja tomada uma posição, pois a cidade está invadida por cães e gatos que proliferam e trazem muito perigo para a população, principalmente para crianças.
Lucas Leite, também usou a tribuna, se solidarizou com as professoras que foram á Câmara, fez elogios á seleção de Eunápolis que se sagrou campeã pela 3ª vez, elogiou os alunos que foram a Vitória da Conquista e participaram do festival politico cultural, falou da prisão na semana passada do dep. Luiz Argolo, dizendo que ele é cria do Carlismo e, convidou a todos para uma palestra interessante que vai acontecer no Viola de Bolso na praça do Gusmão no dia 20/05. Porém uma coisa chama a atenção, por ser um dos mais bem preparados vereadores, de fala fácil e por todos estes anos, demonstrou ser um vereador com atenção voltada para o povo, quando denunciou a compra exagerada de adubo pelo ex prefeito Robério Oliveira, sendo esta denúncia, uma das responsáveis por um dos processos de improbidade administrativa pelo ex prefeito, mas Lucas leite, na tribuna da câmara tem feito discursos partidários, defendendo e por sinal com muita galhardia o seu partido, o PT, embora destroçado pelas denuncias de corrupção envolvendo membros do PT, os discursos de Lucas, tem batido no vazio, a não ser por alguns militantes, pois o recinto da CME tem estado o tempo todo vazio, pois o cidadão eunapolitano, não quer perder tempo ouvindo discursos eleitoreiros e vazios.

Jota Batista defendeu bravamente a inclusão de deficientes no código municipal do Meio Ambiente, já que são mais ou menos uns 5 mil ao todo e eles precisam de ter uma participação mais efetiva no conselho, como forma de inclusão social e, que a ausência deles é ilegal e inconstitucional, que apoia integralmente a participação do STTR sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, mais que os deficientes, também precisam ter uma participação mais direta no Conselho Municipal do Meio ambiente, neste caso a indicação terá de ser da ASDEF, entidade que vem lutando duramente a anos ser socialmente reconhecida e, que somente de uns anos para cá, conseguiu a sua sede própria e que o discurso de Jota Batista veio coroar de êxito o trabalho feito pela professora Glória Poeta.
CRÍTICAS DE PESSOAS PRESENTES NA CÂMARA
O rota51.com já havia visto o caso há muito tempo, mas estava deixando que alguém do público presente fizesse um comentário para não parecer que, o rotga51.com estava entrando na vida particular de um vereador, mas como o comentário veio logo após a sessão desta 5ª feira 14/05, ai vai o desabafo do cidadão presente na Câmara e, com testemunha e tudo: “Um cidadão, eleitor e residente em Eunápolis e, que sempre se faz presente no legislativo, criticou e reclamou da postura deselegante do vereador Gildair ex-telha sul, (informações passadas á reportagem do rota51.com), SEGUNMDO O ELEITOR, Gildair não trem postura de vereador, quando veste uma calça jeans desbotada e toda furada, coloca um tênis, uma camisa de mangas compridas e uma gravata e vai para as sessões da CME. Para o eleitor e ouvinte da CME, a calça pode até estrar na moda, mas para uma balada, uma festa, ou outra coisa qualquer, menos para uma sessão legislativa, o tênis pode ser bom para uma festa, um jogo de futebol mas para uma sessão da câmara não dá, é falta de decoro parlamentar, segundo o eleitor é falta de ética e decoro, mas a outra pessoa disse ética não, mas de decoro parlamentar sim, e para finalizar o assunto, o eleitor disse que além de falta de decoro, é falta de respeito para com a CME, os colegas de plenário e até mesmo para o público.

Depois de votados todos os projetos e indicações, o Presidente da CME, Osvaldo Pereira dos Santos, 21/05, na av Artulino Ribeiro convidou a todos para a próxima sessão, na próxima 5ª feira, às 08h30m.
FOTOS: Pbarbosa
[nggallery id=1073]