
Depois da chamada, a Oração do dia feita pelo vereador Robson Rocha e a leitura da ata anterior feita pelo diretor Legislativo Milton Guerreiro, foi feito o intervalo regimental e no retorno, foi dada a palavra livre ao prof. Alberto Campos e em seguida ao diretor geral do IFBA, prof Fabíolo, quando tramita no legislativo local a solicitação de Utilidade Pública da CBKA, Club Brasil Kenya de Atletismo, já que há muito tempo o prof. Alberto vem treinando jovens atletas e por não ter onde exercitar e treinar jovens velocistas e corredores, ganhou a permissão para o espaço de treinamento do IFBA fosse usado, esta é mais uma modalidade esportiva que a Secretaria de Esportes precisa abraçar para que o esporte especializado, possa se desenvolver na cidade, mas é preciso também que a referida Secretaria volte suas atenções para outros esportes que não seja somente o futebol.

Jota Batista tanto no pequeno como no grande expediente, entrou com um pedido de Moção de apoio à comunidade cigana do sul e extremo sul da Bahia, pelo fato de mesmo com um mandado de busca e apreensão, segundo o vereador, a policia civil exorbitou de sua autoridade, ao cortar correntes, quebrar cadeados e invadir domicílios ciganos, o vereador só não falou em busca de que os policiais entraram na comunidade cigana. Jota Batista citou o holocausto da 2ª grande guerra mundial, quando Hitler promoveu a matança de judeus, na intenção da purificação de uma raça que ele chamou de “ariana”, mas neste caso é diferente, houve uma queixa, seguida de um mandado de prisão e a policia civil cumpriu o que lhe foi mandado fazer, Jota batista cobrou das autoridades respeito aos direitos humanos do cidadão. Por outro lado, é sabido por toda a comunidade, que segundo denúncias o envolvimento de ciganos em mortes como a do ex-deputado Maurício Cotrim em Itamaraju, Rielson Lima em Itagimirim, existem ciganos presos em Teixeira de Freitas por extorsão e por estas e outras, possivelmente o mandado foi expedido. Se houve abuso de poder policial, a comunidade cigana, como disse o vereador, os ciganos têm todo direito de entrar na justiça, exigir a punição dos policiais, pedir inclusive uma indenização do Estado por invasão e abuso de privacidade, e outros crimes, mas tudo isto, deve tramitar a nível judiciário, o que foi feito na Câmara de vereadores, na sessão desta 5ª feira 05/11, deu a conotação de que o advogado e vereador Jota Batista, quer através do legislativo eunapolitano, coibir a atuação do judiciário e impedir que a policia cumpra os mandados impetrados por um juiz togado. A reportagem do rota51.com, irá buscar através da Coordenadora da 23ª CORPIN, Dra. Valéria, uma explicação dos fatos, para que a sociedade não fique apenas sabendo da atuação do vereador, mas por se tratar de um assunto que se tornou público, o rota51.com busca esclarecimentos de ambos os lados, a saber que todos os sites que cobre a área policial da cidade, já registrou jornalisticamente a prisão de ciganos por porte ilegal de armas de fogo inclusive de grosso calibre. O rota51.com já fez coberturas jornalísticas no acampamento cigano, registrando festas e casamentos, sem a necessidade de apadrinhamento de ninguém, não existe preconceito, ou discriminação, mas como as denuncias são graves, precisam serem mostradas.

O vereador Zé Carlos, solicitou do presidente do legislativo, que seja formada uma comissão que faça uma visita a obra do ginásio esportivo do Juca Rosa, e investigue o atraso na obra, e que a empresa responsável seja penalizada pelo fato, pois trata-se de uma verba federal de alto valor, e a obra está devagar quase parando, depois Zé Carlos falou que é preciso que alguns edis viagem para a capital do Estado e procurem saber, por que a Embasa até hoje ainda não começou as obras do esgotamento sanitário, já que está tudo liberado e o dinheiro está nos cofres da Caixa Econômica Federal CEF, a saber que os vereadores e o prefeito têm apenas 1 ano e 2 meses para continuarem no atual poder e, isto não pode ficar desta maneira, pois vai passando de mandato para mandato e o esgotamento sanitário não vem. Zé Carlos falou que são 37 elevatórios e o elevatório central no bairro Dinah Borges, mais uma vez Galego do regional pediu um aparte dizendo que o projeto é seu, Zé Carlos não discutiu, mas disse que o esgotamento sanitário foi uma obra do então deputado federal e hoje vice governador João Leão.

Lucas leite, foi à tribuna reverenciar este 5 de novembro, como sendo o dia do aniversário da cidade de Eunápolis, começou falando do acampamento na região, onde o topografo Moises Reis, fazia a medição do trecho que hoje é a BR 101 e a 367, e neste povoado, que antes foi Nova Floresta, depois Ibiapina, e que para contemplar o engenheiro da época, Dr. Eunápio Peltier de Queiróz, o antigo 64, acabou se tornando Eunápolis e, por isto o verdadeiro dia do nascimento da cidade é o dia 5 de novembro, o 12 de novembro foi o dia da emancipação da cidade, depois Lucas Leite se solidarizou com o vereador Jota Batista com relação a moção aos ciganos, em relação aos direitos do cidadão e dos direitos humanos. Lucas Leite também abordou o trema segurança, e disse que é preciso dar um basta, na delinquência infanto- juvenil com programas sociais, que viessem melhorar a qualidade de vida do jovem e citou o pro de atletismo pelo trabalho que vem realizando na cidade.

O vereador e Pr. Robson, denunciou que um repórter de uma emissora de rádio, foi ao bairro Pequi e fez o maior carnaval a respeito de lixo jogado na rua, no mesmo instante, o vereador foi ao local indicado e não havia nenhum lixo, o vereador também denunciou que muitos comerciantes, depois que o caminhão do lixo ou os varredores de rua passam, é que eles fazem a limpeza de seus estabelecimentos comerciais e depois jogam o lixo na rua, e ainda buscam minorizar os garis pelo trabalho que fazem, Robson Rocha depois foi solidário com o trabalho que está sendo feito em favor do atletismo da cidade, prometeu dar todo seu apoio à causa.
Por não ter mais nenhum vereador para usar a tribuna, o presidente do legislativo Osvaldo Pereira, iniciou a votação dos projetos e indicações para esta reunião e foram todos aprovados. E convidou a todos para uma nova sessão na próxima 5ª feira 12/11, às 08 h30 m, na CME, à av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.
FOTOS: PBarbosa
o que mais me chama atenção é a multidão presente no auditorio da camara de vereadores. é preciso colocar mais cadeira… impressionante.
Zoroastro, isto mostra a qualidade do que é feito ali, exceto alguns vereadores, o resto é so salário.