
De acordo com o art. 9º da LRF, Lei de Responsabilidade Fiscal, nº 101/2000, de 4 em 4 meses, tanto a Câmaras Municipais como as Prefeituras, por força da lei têm de realizar uma audiência pública para a prestação de contas e esta prestação tem que ser divulgada para que a população possa participar do evento.
De acordo com o edital publicado e divulgado pelo rota51.com, aconteceu na manhã desta 3ª feira, 26/05 a prestação de contas dos poderes Executivo e Legislativo de Eunápolis.
Pela Câmara Municipal Cleber Santos foi a pessoa responsável pela apresentação, quando demonstrou o recebimento dos repasses da Prefeitura ou seja, o duodécimo.
Nesta apresentação, Cleber demonstrou o quanto foi recebido, quanto foi gasto, como foi gasto e as sobras que por ventura podem estar na conta do Legislativo, encerrada a apresentação, é deixado um espaço para pergunta dos presentes, e como ninguém se manifestou, o apresentação foi encerrada.
Depois foi a vez da prestação de contas do Executivo que teve a responsabilidade da apresentação do Secretário de Finanças, Alécio Viann, um dos nomes mais respeitados das ultimas administrações.
Alécio demonstrou todos os recebimentos, repasses dos governos federal e estadual, dos impostos recolhidos pelo município e o emprego de toda verba que é depositada na conta do município.
Alécio, mais minucioso e com maior responsabilidade, pois da mesma forma que a prefeitura recebe as verbas, ela distribui em programas, sejam municipais, federais ou estaduais, e tudo isto precisa ser demonstrado com muita precisão de informações, para não deixar dúvidas quanto a transparência de informações e administração. E por falar em transparência, é exatamente nesta administração de Neto Guerrieri que a transparência administrativa tem sido o ápice do seu governo, com todas as contas aprovadas sem nenhuma ressalva, o que tem como indicativo politico financeiro, que quando terminar o seu mandato, não haverá necessidade de aprovação de contas pela Câmara Municipal.
As contas ficarão por 60 dias a disposição do público para qualquer revisão. Para esta prestação de contas estiveram presentes os secretário Valdiran Marques, Junior Bahia, além de Alécio Viann apresentador das contas, o chefe de gabinete do prefeito Rafael Oliveira, o diretor de tributos Márcio Braga, representado o comandante da 7ª CIPM, major Cleber Santos, o aspirante Éder, os vereadores Robson Rocha, Zé pelanca, Jorge Maécio, Adilsom Cirilo e Nadio da Roni.
Para esta apresentação a sessão foi aberta pelo presidente da Comissão de contas, orçamento e finanças o vereador José Carlos Barbosa baião e o presidente do legislativo Osvaldo Pereira dos Santos.
FOTOS: Pbarbosa
[nggallery id=1093]