Com o feriado de Corpus Christi na 5ª feira, 03/06m houve uma antecipação da sessão da CME para esta 4ª feira, onde compareceram todos os 17 vereadores, onde muitas indicações e projetos foram votados e aprovados. Mas antes o presidente da casa, vereador Jorge Maécio, como sempre faz, leu um versículo bíblico e em seguida todos fizeram a oração do Pai Nosso, depois foi lida pelo diretor parlamentar Milton Guerreiro, a ata da sessão anterior que foi aprovada e pelo 1º Secretário Arthur Dapé, a Ordem do Dia com as matérias da pauta, em seguida, foi feito o intervalo regimental de 15 minutos, para que algum assunto interno pudesse ser resolvido antes da sessão.
No retorno ao plenário, teve início o pequeno expediente onde os vereadores só podem falar de suas indicações e projetos, antes foi lida uma correspondência enviada ao vereador Francis pelo Conselho dos Deficientes de Eunápolis, para em seguida iniciarem as apresentações do trabalho de cada um.
Tó do Cavaco, iniciou a sua apresentação, quando pediu a aprovação de sua indicação, para que o município, construa uma praça de lazer e esporte no Alto da Boa Vista, que visa a qualidade de vida de todos ali residentes. Marcão do Salão solicitou a aprovação dos companheiros, para sua indicação, quando solicita da prefeitura, um patrolamento e uma melhoria na estrada da região do Queimado, pois os produtores rurais da região, ficam sem poderem escoar as suas produções por falta de uma estrada mais condizente com a situação de todos da região.
Francis, pediu a construção de uma praça no bairro Dinah Borges, local onde ele passou a sua infância e que hoje, a região é toda ocupada por residências e uma praça no local poderia melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.
Já o vereador e professor Tiago Morta, apresentou uma indicação realmente voltada para a juventude, e explicou o motivo; recentemente um jovem cometeu suicídio no bairro Juca Rosa e através de outros jovens, o vereador ficou sabendo mais ou menos os motivos, e motivado por esta situação, o vereador apresentou uma indicação e que deverá ser levada em conta pela prefeita, tendo em vista a precariedade de os jovens, não terem a quem recorrer, em momentos de debilidade mental, e esta indicação, vem exatamente buscar suprir esta deficiência, ou seja, a implantação de um serviço ON LINE, com o objetivo de oferecer ajuda psicológica a todos os jovens em carência de uma apoio mental em seus momentos mais difíceis, para evitar que outros acontecimentos semelhantes possam acontecer, evitando agravamento dos quadros de depressão, ansiedade ou crise emocional ou até mesmo o desejo de suicídio; indicação está que foi aprovada e, que deverá ser implantado no município este serviço especializado.
As demais indicações, são pedidos de asfaltamento para ruas da cidade, coisa que dificilmente deverá acontecer. Por outro lado, foi aprovado o projeto de lei do executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social e a Valorização dos profissionais da Educação, aprovado. Por outro lado, o vereador Jorge Maécio, solicitou e foi atendido, quando aprovada uma indicação de que neste Conselho, pudesse participar um vereador e um suplente, a indicação foi aprovada e agora, junto com as demais indicações aprovadas, vai para a sanção da prefeita.
Vejam nesta matéria a Ordem do Dia com todas as indicações devidamente aprovadas, exceto a do vereador Francis que tentou de todas as formas, aprovar a sua indicação, que a princípio, a vereadora Carmem pediu vistas, foi concedido o pedido, mas que nesta sessão de 02/06, a vereadora antevendo a inconsistência da indicação, preferiu se “ABSTER” em votar e deu explicações: “é que se a indicação passasse, os deficientes, que por ventura viessem ser contratados pelo serviço público, perderiam os benefícios anteriormente adquiridos e, ao invés de terem dois vencimentos perderiam um e só ficariam com um vencimento, mesmo dizendo que sua indicação não era inconstitucional, ela foi derrotada por 9 votos.
Pr. Renato, fez séria critica ao que se chama de “zona Azul”, que antes tinha 10 minutos de tolerância e, que agora não tem mais, -parou, pagou! As críticas foram severas, o que vem corroborar com duas matérias do rota51.com, feitas recentemente, pois o que parece que está acontecendo é uma verdadeira máquina de arrecadação; o vereador solicitou informações e até o momento não recebeu nada que viesse explicar para que serve a zona azul.
A vereador Arilma, teve aprovada a sua indicação, que prevê a instituição de um programa de “diagnóstico de anomalias fetais”, ou seja, que o município tenha um atendimento especializado, para que mães, possam ter diagnósticos realizados e que estes, posam detectar anomalias do feto.
Por outro lado, até parece missa encomendada, o vereador Adriano Cardoso, foi á tribuna e “bateu de com força” em dois secretários: Anara da Saúde e Arnaldo Vianna da administração, há muito que Adriano vem batendo, em dois secretários importantes do atual governo, como se quisesse a demissão dos mesmos, porém o vereador, precisa tomar cuidado, pois ler cartilhas alheias pode ser muito perigoso, a saber que existem outros pontos negativos no governo que parece estar passando ao largo do vereador. Tem muita gente no governo da prefeita, que está derrubando de “moto serra” a atual administração e que a reportagem do rota51.com já comentou sobre isto, mas que o vereador está fazendo vistas largas, e se as vontades do vereador forem satisfeitas, outras vertentes poderão aparecer e a emenda poderá ficar pior do que o soneto.
Nova sessão da CME, no próximo dia 10/06, às 08:30m na sede da CME, à av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.