
Os dirigentes da COONÁPOLIS realizaram no mês de maio, com o apoio da Prefeitura de Eunápolis por meio da Secretaria de Meio Ambiente, uma visita técnica à Cooperativa de Catadores de Jequié – COOPERJE. O intuito da visita era vivenciar na prática as ações concretas dos cooperados e obter informações sobre a contabilidade, os apoios recebidos e principalmente sobre a abordagem nas campanhas educativas sobre separação do lixo seco e úmido e o seu encaminhamento para os ecopontos.
A atual presidente da COOPERJE explicou que os cooperados não devem aceitar recicláveis misturados com os resíduos úmidos para que o galpão não se transforme em um novo lixão, tornando-se um ambiente insalubre e doentio para os trabalhadores da cadeia produtiva. Foi apresentado que a COOPERJE possui além do galpão cedido pela Prefeitura, uma frota de três caminhões que transporta os recicláveis dos ecopontos e das parcerias com empresas para o galpão onde os recicláveis são separados e selecionados.

“Os cooperados constataram que a COOPERJE tem um quadro de pessoal contratado bem reduzido com três motoristas, um contador e um técnico ambiental, sendo que as demais atividades são de responsabilidade dos cooperados, além da remuneração dos catadores que é feita por hora trabalhada de forma igualitária independentemente do quantitativo que chega ao galpão. Eles trouxeram para casa valiosas informações com aplicabilidade prática do processo de atuação do ramo na atualidade. Agora eles estão estudando as possibilidade de aplicação em nossa cidade”, concluiu Mauro Borges, secretário de Meio Ambiente de Eunápolis.
Por: Secom-PME / Fotos: Arquivo SEMAS