
Embora seja um programa governamental e, que mais uma vez tenha a intenção direta de privilegiar o pequeno produtor rural, A Secretaria de Agricultura, através do seu secretário Junior Bahia, tem envidado todos os esforços, para que, junto com o conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, CMDS, venha ajudar o governo a disponibilizar recursos para vários setores da economia rural, onde o pequeno produtor, o agricultor da agricultura familiar tenham apoio no sentido, melhorar ou aumentar a sua produção em vários sentidos.
O Conselho é formado de 15 pessoas sendo que 1/3 é formado pelo poder público e 2/3 formado pela sociedade civil que primeiro estudam todos os documentos exigidos e conversam com os representantes de todas as associações pertencentes ao setor, para que depois possam aprovar ou então solicitar mais alguns documentos atinentes ao que todos pretendem.
Ao todos foram 7 associações que estiverem presentes junto ao CMDS, apresentando seus documentos e que, o conselho aprovou sem nenhum problema.
O projeto “Bahia Produtiva”, quer incluir ao pequeno produtor, mais itens, que possam melhorar ainda mais a qualidade de vida do homem do campo, para que a sua sobrevivência possa estar garantida e, ainda possa ter o que vender, na intenção dele, o pequeno produtor, ter como financiar a sua própria produção.
A reunião do conselho com os representantes de associações foi no dia 08/10, em uma sessão extraordinária na Secretária de Agricultura, onde tudo aconteceu e depois da reunião e, com tudo aprovado, saíram beneficiadas as associações, Projeto Maravilha 2 associações, Terra para Todos, Santa Maria, 2 de julho, Agrologia Baixa Verde, e núcleo colonial.
Depois desta reunião onde todos os documentos e propostas foram aprovados, a próxima reunião será com o INEMA no próximo dia 15/10, e depois de aprovado, os pequenos produtores terão a disposição de seus projetos R$ 1.996.000,00 para poderem implementar a criação de galinhas caipiras, suínos, e um kit irrigação.
Embora seja um projeto do governo denominado “Bahia Produtiva”, a Secretaria de Agricultura, vem fazendo o que o homem do campo precisa e, que em outros governos não foi feito. Governos anteriores não deram a mínima atenção para o homem do campo, nem no setor produtivo, nem no setor de transportes, onde as estradas eram todas danificadas e nunca consertadas. Porém o Governo Neto Guerrieri, como pecuarista e produtor rural, teve uma felicidade muito grande em colocar na Secretaria de Agricultura o também pecuarista e produtor rural o secretário Junior Bahia, e desta forma, um dos setores mais produtivos da região, está totalmente resguardado, pela competência de dois grandes administradores, com suas atenções voltadas para zona rural.