

Depois do rota51.com ter criticado a falta de vereadores nas sessões anteriores, e por ter projetos importantes a serem votados, nesta 5ª feira 15/09, houve sessão da CME e, a ordem do dia foi esvaziada.
Nesta sessão, depois da chamada, da Oração do Dia, da leitura da Ata da sessão anterior aprovada e da leitura da Ordem do dia, houve o intervalo regimental de 15m.


No retorno ao pequeno expediente, Jota Batista, falou da extração de grafeno em Eunápolis e das riquezas minerais que virão com ele e os royalties que a cidade receberá pela extração do mineral, Jota Batista falaria do seu projeto no grande expediente. Vereador Zé Carlos, usou a tribuna para falar da moção de aplausos que a Igreja Adventista, receberá na próxima semana, junto com os desbravadores, pelo serviço social prestado pela igreja. Já Zé Pelanca apresenta uma indicação para que o poder público construa um mini estádio no bairro Juca Rosa, para que os times de futebol do bairro possam realizar as suas competições, só que para isto, é preciso saber que o município tem orçamento para a desapropriação do terreno, já que o mesmo é particular.


Galego do Regional fez o seu desabafo por alguma coisa que o está incomodando e uma delas pode ser uma postagem em rede social, mostrando o vereado dançando, só que não se sabe se foi por brincadeira ou tentativa de depreciação do vereador, de acordo com o vereador, como homem público ele é livre para suas manifestações pessoais, desde que não prejudique a ninguém. Já o vereador Lucas Leite, usou a tribuna, para pedir 1 minuto de silencio, pelo passamento do sr. Adalberto Ramos Vieira, isto pelo fato de ser uma pessoa conhecida da sociedade e ter raízes na cidade.
No grande expediente, Jota Batista, fez um discurso primoroso, onde defendeu a instalação de uma usina de tratamento do “grafeno” a ser extraído na região, Jota falou do Vale do Silício comparando-o ao grafeno, que dentro em breve será extraído na cidade, sendo este de excelente qualidade, e a minas também a maior do mundo, já que o encontrado na África, perde m muito na qualidade. Em seu projeto aprovado na manhã desta 5ª feira, diz que, o grafeno a ser extraído, na região deverá ser beneficiado aqui mesmo, e não enviado para fora para ser manufaturado em uma usina longe da cidade, Jota Batista quer que o grafeno extraído aqui, seja beneficiado aqui, em detrimento ao assunto, Jota Batista criticou veementemente a Veracel que exporta a celulose bruta, para que esta seja beneficiada na Europa, porém com o grafeno a situação é um tanto adversa, pois se for necessário a instalação de uma usina de grande porte, pergunta-se se Eunápolis tem uma estrutura dimensional para que esta usina seja co0nstruída na cidade, pois de qualquer maneira, os royalties pela extração do mineral ficarão no município, e se for verdade, não é só o grafeno não, tem a bauxita e o diamante, que poderá também se encontrado e prospectado em Eunápolis, da Colônia até Guaratinga, podendo chegar até Teófilo Otoni, já que por lá, existe um grande potencial de pedras preciosas e semi preciosas.

A OAB se fez presente nesta sessão, mas será objeto de uma matéria específica sobre o assunto, nesta sessão estiveram presentes os Advogados Drs. Antônio de Oliveira Santos (Toninho da caixa) Dr. Zaqueu e Dr. Alex Santana, esta equipe de advogados acompanharão a partir de agora, todas as seções e3 ver de perto o que é feito na referida casa de leis. Depois das votações normais, aconteceu uma sessão extraordinária para as segundas votações de projetos importantes. Nova sessão da CME, na próxima 5ª feita 22/09, às 08 h 30m na sede da CME, av. Artulino ribeiro, bairro Dinah Borges.
FOTOS: rotga51.com