
Embora tenha sido construído há muitos anos, o antigo Fórum Dr. Mário Albiane e, no momento ainda sem uma nomenclatura que o identifique, o atual Fórum de Justiça de Eunápolis, está tendo um problema muito sério e, que a OAB Eunápolis, está buscando uma forma de resolver o problema que é: “ACESSIBILIDADE”.
Pessoas com deficiência ou com dificuldade de mobilidade, muitas vezes ficam impossibilitadas e terem acesso aos cartórios superiores, ou até mesmo de prestarem testemunhos, no andar superior do fórum, por falta de acessibilidade, pessoas que, para se locomoverem utilizam cadeiras de rodas, sofrem ainda mais, pois o acesso é totalmente impossível.

O presidente da OAB subseção de Eunápolis nomeou uma comissão composta por 5 advogados, para buscarem junto à direção do fórum, que este ano, está sob a tutela do MM. Juiz Dr.Wilson Nunes, para juntos tomarem uma posição adequada para sanar este problema. Na tarde desta 4ª feira, os advogados Drs. Érico Antônio, Joel Fernandes Pedro Bonomo, Dra. Viviane Bonfim e a Dra. Jamile Passos Souza se reuniram para tratar do assunto e, os Drs. Érico Antônio e Joel Fernandes, estiveram com o diretor do fórum, que foram muito bem recebidos pelo juiz Dr. Wilson Nunes, que além de ouvir e estar em perfeita sintonia com a ideia, ainda permitiu os registros fotográficos no interior do fórum.

Depois os representantes a OAB, foram para a sede da entidade, onde se reuniram com o presidente Dr. Alex Ornelas, para tratar de assuntos concernentes ao fato, e ficou determinado que todos os esforços serão tomados junto às entidades jurídicas do Estado, ou seja a OAB-BA e o Tribunal de Justiça da Bahia, porém estas entidades não tomem uma providência cabível em um espaço de tempo plausível, a OAB envidará todos os esforços para que, um ponto de acessibilidade seja feito, isto não é só para os portadores de deficiência física, mas também em respeito ao Estatuto do idoso, a saber que a OAB Eunápolis congrega em seu seio profissionais com todas estas características, não se sabe se uma “rampa ou um elevador” de pequeno porte, será a opção, mas que ela precisa existir, precisa e a OAB sub seção Eunápolis, está procurando uma solução imediata para solucionar o problema.

Por ouro lado, a OAB em sua sede, irá destinar parte do seu estacionamento, para estas mesmas pessoas e esta mesma comissão irá solicitar da direção do fórum, que na parte lateral da referida casa de justiça, sejam resguardadas vagas para carros tanto de idosos como de deficientes físicos. Outro detalhe importante será a adequação dos banheiros aos deficientes.
FOTOS: Pbarbosa