
O jornalismo independente, preserva os direitos de todos, principalmente quando existe uma denúncia e esta tem uma contra resposta da pessoa ofendida no seu lídio estado de direito, principalmente quando fatos são ocultados da grande sociedade. O rota51.com, recentemente mostrou uma reportagem, quando o cacique Macuco, fez sérias denuncia contra a delegada de Santa Cruz Cabrália, a Dra. Teronite Bezerra, principalmente na frente de quase 500 pessoas, autoridades e fez pessoalmente, denúncias ao deputado Marcelino Galo, solicitando deste, imediata intervenção contra a oficial da policia civil.
Porém exercendo plenamente o seu direito de resposta, a Delegada Dra. Teronite Bezerra, ao exercer o seu direito, envia também á redação do rota51.com, os registros policiais de todos os envolvidos em ocorrências policias e que constam da denuncia do cacique, como sendo pessoas de bem e perseguidos pela delegada.

Ao exercer o seu direito de resposta e mostrar a realidade dos fatos, a Delegada Dra. Teronite, irá com certeza, se defender diante dos tribunais e da organização Estadual dos Direitos Humanos, já que denúncias poderão ser feitas. O combate á drogas e à criminalidade em geral, tem gerado sérios problemas, porque, cada um tem o direito de seguir o livre caminho à sua escolha, mas cabe a policia coibir de todas as formas, toda e qualquer ação criminosa, venha de onde vier, as ações policiais estão previstas na Constituição Federal e consecutivamente no Código penal Brasileiro, são leis que preservam os direitos do cidadão e de todas as ações policiais. Acesse aqui, o link da matéria publicada: https://www.rota51.com/home/19/10/2015/cacique-pataxo-macuco-faz-graves-denuncias-contra-delegada-na-audiencia-dos-direitos-humanos/
Veja o direito de resposta da Delegada Especial de Policia Civil de Sana Cruz Cabrália:
DIREITO DE RESPOSTA
https://www.rota51.com/19/10/2015/cacique-pataxo-macuco-faz-graves-denuncias-contra-delegada-na-audiencia-dos-direitos-humanos/ “Cacique pataxó Macuco, faz graves denúncias contra delegada na audiência dos Direitos Humanos”.
Por Paulo Barbosa –
Cacique Macuco falando na audiência pública
Cacique Macuco, fazendo reclamações, denúncias, e pedindo socorro ao Deputado Galo – contra a Delegada de Polícia de Santa Cruz Cabrália.
A Delegada de Polícia Judiciária – Teronite Bezerra da Silva, ora servindo na Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália, em resposta as acusações exaradas nas Denúncias proferidas pelo CACIQUE PATAXÓ – GERALDO ALVES DO ESPIRITO SANTO ou “MACUCO” ou “NENGO”, da ALDEIA AROEIRA, em Santa Cruz Cabrália e de igual forma e meio publicado, estende o seu DIREITO DE RESPOSTA, aos outros Indígenas Pataxós, citados pelo CACIQUE “MACUCO”, como co-autores das denúncias proferidas e veiculadas, no site: Rota51.com, no dia 19/10/2015, na Audiência Pública do IFBA de Eunápolis/BA, e/ou outros meios de comunicação, onde de alguma forma foram prolatadas denúncias com o mesmo teor, contra a Signatária.
Faz-se mister, aos interessados, que tomem conhecimento dos seguintes posicionamentos criminais, relativos aos indígenas, citados na denúncia, os quais segundo o Cacique “MACUCO”, são vítimas de abuso de autoridade e etc…, por parte desta Delegada de Polícia Civil.
1- TUINÃ FERREIRA DO ESPIRITO SANTO – ou “homem aranha”, filho do CACIQUE GERALDO ALVES DO ESPIRITO SANTO ou “MACUCO” ou NENGO”, responde a 18(dezoito) queixas de roubo, Boletins de Ocorrências policiais, registrados na Delegacia de Cabrália, crimes praticados com uso de arma de fogo ou arma branca ou com violência contra as Vítimas e contra os seus patrimônios, na maioria pequenos Estabelecimentos Comerciais de Coroa Vermelha, além de 3(três) Condenações/Sentenças criminais também por “roubo”, com condenação definitiva.
a)TUINÃ FERREIRA DO ESPIRITO SANTO–Processo: 1279-74.2013.805.0050 – Sentença Definitiva: Ação Penal ROUBO – Condenado a 6(seis) anos e 8(oito) meses de reclusão e 50 dias-multa;
b)TUINÃ FERREIRA DO ESPIRITO SANTO-Processo: 0000008-93.2014.805.0050 – Sentença Definitiva: Ação penal ROUBO – Condenado a 6(seis) anos de reclusão e 60(sessenta) dias- multa;
c)TUINÃ FERREIRA DO ESPIRITO SANTO-Processo: 0000059-07.2014.805.0050 – Sentença Definitiva: Ação penal ROUBO – Condenado a 6(seis) anos e 60(sessenta) dias-multa;
2- TAUNÃ, TUINÃ e TAUANO FERREIRA DO ESPIRITO SANTO, filhos do Cacique GERALDO ALVES DO ESPIRITO SANTO ou “MACUCO” ou NENGO”– respondem juntos a outro Processo Criminal por roubo de motocicleta com violência à Vítima, estando presos Taunã e Tuinã, restando Tauano foragido da justiça – Processo Nº: 0001265-90.2013.805.0220;
3- WANDERSON ALVES SANTOS, Índio Pataxó – Vulgo “Neguinho do Cruzeiro ou da CARPA”, sobrinho da esposa do cacique Nengo ou Macuco, denunciado pelo MP, pela prática do Homicídio triplamente qualificado, quando junto com os Indígenas RYAN, (preso em Camacan/BA) e SIVALDO ou “Buda”/Morto , ceifaram a vida de JAIR ALMEIDA DA SILVA, em 27/02/2015, – Processo Criminal nº 0000369-76.2015.805.0220. (para sentença);
4- WALTERLAN SANTOS DE QUEIROZ – segundo o Cacique “MACUCO”, WALTERLAN é índio Pataxó – Sentenciado Definitivamente, na Ação Penal pela prática dos crimes de Tráfico de Drogas, na Aldeia Indígena Cruzeiro da Coroa e posse de arma de fogo. Condenação definitiva a 10(dez) anos de reclusão e 200(duzentos) dias- multa –Processo nº 0000453-14,2014.805.0220;
5- GABRIEL ALVES DOS SANTOS – vulgo “CAPIXABA” – Cunhado do Cacique “MACUCO ou NENGO da Aroeira”- preso por associação ao tráfico, prisão realizada juntamente com o traficante Jeferson Canguçu Santos, autuado em flagrante por tráfico de entorpecente com 170 pedras de crack, em Coroa Vermelha, em 03/12/2014.
6- FELIPE CONCEIÇÃO DANTAS – indígena Pataxó – preso em Flagrante em 25/05/2015, em Santa Cruz Cabrália, por Porte de Arma de Fogo e pelo fato de ter assassinado GEORGE GOMES DOS SANTOS.
7 – EDICLEUDES MAIA DOS SANTOS – vulgo “Sombra”, indígena Pataxó- preso em 25/01/2013 por tráfico de entorpecentes e em 08/08/2014 também por tráfico de entorpecentes e posse de munição.
FINALMENTE, INFORMA A DELEGADA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA – TERONITE BEZERRA SILVA – QUE JÁ TOMOU AS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS CONTRA AS DENÚNCIAS CRIMINOSAS PROFERIDAS PELO INDÍGENA – GERALDO ALVES DO ESPÍRITO SANTO ou Cacique “MACUCO” ou “NENGO” e demais envolvidos.
Santa Cruz Cabrália, 27/10/2015
Teronite Bezerra da Silva
Delegada de Policia Civil
Até que enfim mostraram esses bandidos
Oxi, os bandidos que ele estava defendendo sao parentes!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk
tem que prender mesmo. só por que é índio pode roubar matar e traficar drogas? nada disso. tem que prender mesmo e se achar ruim prende esse cacique por associação ao trafico!
Bandido, indio ou não, tem que ir pra cadeia! Não conheço a delegada, mas já ganhou meu respeito. Lugar de bandido é na prisão!
Ah Me poupe. Esse Edcleudes o Sombra era chefe do tráfico de drogas do Carajá e patrão de Burismar. Eles assaltavam até as velhinhas saindo da igreja. Roubavam celular, bíblia e tudo que pudessem. Andavam na beira da BR com miniuzi na cintura, amedrontando todo mundo. Tem um deles que está foragido e estava nesse evento ai. Não sei qual dos filhos desse cacique chefe de quadrilha do PCC, mas um deles até aparece nas fotos desse encontro com esse deputado do PT (só podia ser do PT).
É isso aí Drª Teronite, Cabralia tem muito disso, um monte de vagabundos com a sua vida toda suja e com sua arvore geneológica tambem, ainda tem coragem de criticar e apelar à politicos, por ações legitimadas pela lei, VAMOS PRENDER ESSA RAÇA RUIM, QUE SÓ APAVORA A SOCIEDADE DE BEM!!!!!!
É isso aí Drª, Cabralia tem disso, cidadãos afundados em crimes que NADA justificaria, vem defender seus pares e se rebela contra as ações legitimas das autoridades policiais. VAMOS PESSEGUIR E PRENDER ESSES VAGABUNDOS MESMO!!!!!!!! O apelido HOMEM ARANHA, será que veio Por quê? imagine!!!!!!!!!!!!!