

Foi na tarde desta 5ª feira 22/12, por volta das 17h30m, que o prefeito Neto Guerrieri, o secretário de saúde Dr. Mário Gontijo, a diretora do HRE Dra. Síria, o secretário de administração Arnaldo Vianna, do planejamento Valdiran Marques dentre outros colaboradores e várias pessoas ligadas a administração e a saúde, que juntos inauguraram o setor de pediatria do HRE e a ortopedia.


Ao todo foram, inaugurados 129 leitos, sendo 26 para a pediatria e 10 na UTI neo natal, desta forma, o HRE ganha mais autonomia em leitos para um atendimentos muito melhor. O que tem prejudicado em muito, o atendimento, é que diante do quadro financeiro que assola o país, muitos prefeitos deixaram de cumprir suas obrigações e o HRE tem feito atendimentos de toda a região, são pacientes de Itapebi, Itagimirim, Itabela, Guaratinga e até mesmo de Minas gerais que é Salto da Divisa e Santa Maria do Salto, pois além do atendimento médico, o gasto de medicamentos, internamentos quando necessários são todos por conta da prefeitura de Eunápolis, ou seja, a prefeitura de Eunápolis financia a saúde de toda esta região.


Depois de 38 anos de atendimento pediátrico no HRE, o médico Dr. José Darlan de Andrade, o devoto pediatra, foi homenageado, quando o seu nome dá nome ao setor pediátrico do HRE, área que milita mesmo antes de o HRE ser construído. Na porta da pediatria, foi colocado um retrato do médico como uma homenagem feita por todos ao Dr. Darlan, sendo que na oportunidade, estavam as filhas Dra. Talitha Andrade médica, Dra. Darlane Andrade psicóloga, a esposa D. Janete Silva Vieira Andrade, e os netos Guilherme Andrade Pimentel e Victória Andrade Soares.


O prefeito Neto Guerrieri discursou de pois de receber uma placa de prata entregue pela diretora do HRE Dra. Síria, que também homenageou o secretário de saúde Dr. Mário Gontijo, e ao próprio Dr. Darlan, que com suas palavras contou a história do HRE que antes era apernas um posto de Saúde na av Porto Seguro.


O prefeito neto, foi muito ovacionado por todos, como sendo um prefeito que deixa o seu nome na história da cidade e como o administrador que mais fez pela saúde de todo município, são ao todo 16 postos de saúde, que muitos dirão que foi com verbas federais e disto ninguém dúvidas, mas todo do dinheiro do governo federal foi colocado na saúde e hoje acabaram-se os alugueis e as reformas duvidosas, hoje quando um PSF for reformado, será para o município e não para conservação de imóveis particulares, o colégio Anésia Guimarães, e muitos outros patrimônios municipais. Na semana depois do natal, serão inaugurados os PSF’s do Rosa Neto, Dinah Borges e Centauro, as homenagens fora justas, chegando até mesmo populares indo abraçar Neto em agradecimento pelas conquistas principalmente na saúde.
Uma coisa que Neto frisou bem, foi quando falou de seus auxiliares, disse que era a “corrente do bem”, falou do êxito de sua administração, do que está deixando como patrimônio da saúde, e da satisfação do dever cumprido.
