Pedro Brito de Jesus, conhecido como “PBL”, passou a integrar o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que reúne os criminosos mais procurados do estado.
Ele foi incluído como o novo Valete de Paus nesta sexta-feira (25), por envolvimento direto com o tráfico de drogas e homicídios no município de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. De acordo com a SSP, o criminoso lidera uma facção com forte atuação na região e é apontado como autor de pelo menos três assassinatos e uma tentativa de homicídio cometidos entre junho e julho de 2025. Além disso, “PBL” já foi preso em flagrante em 2022, durante uma abordagem policial, quando estava com grande quantidade de drogas.
Pedro Brito também responde a inquéritos por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e outros crimes relacionados ao tráfico. A SSP reforça que informações sobre o paradeiro de integrantes de facções criminosas podem ser enviadas, com total sigilo, ao Disque Denúncia, pelo telefone 181 ou por meio do site www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br. O anonimato é garantido por lei.
PEDRO BRITO, vulgo “PBL”, é executor de diversos crimes contra a vida recentes por parte da OrCrim MPA (Mercado do Povo & Atitude) de Porto Seguro contra integrantes do PCE/CV de Eunápolis, possuindo antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo com emprego de arma de fogo, receptação, posse irregular de arma de fogo e diversos homicídios qualificados.
Nos meses de junho e julho de 2025, PBL praticou pelo menos três homicídios consumados e mais uma tentativa de homicídio qualificado, nas quais utiliza o seguinte modo de agir: vem dirigindo sozinho uma motocicleta, e simula ser motorista de aplicativo de motocicletas ou cliente de algum serviço, desembarca da motocicleta, saca a arma e efetua os disparos contra as vítimas, rapidamente retornando à motocicleta e empreendendo fuga. Costuma frequentar as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, e os Distritos de Trancoso e Arraial D´ajuda, onde por último foi visto.