
Num espaço do Projeto Maravilha-II, área rural do Município de Eunápolis, aconteceu hoje (16/07), o último Encontro Regional de Mulheres Camponesas com vistas ao fechamento da pauta da Marcha das Margaridas, evento nacional que acontecerá em Brasília, DF, nos dias 11 e 12 de agosto próximo. Em grande número mulheres acampadas e assentadas se fizeram presentes, inclusive, com o apoio moral de muitos homens do campo que fizeram questão de prestigiar o esforço e compromisso das mulheres nas grandes reivindicações que dizem respeito ao combate à violência, ao desenvolvimento com sustentabilidade e maior presença do Estado na implantação de mais políticas públicas.
Maria das Graças Olegário, coordenadora regional da Pasta de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Eunápolis, diz que “o encontro mede a capacidade de mobilização e da força gerada pela união das camponesas da Região, que vai somar-se ao movimento nacional na Capital da República”. Sobre essa “capacidade total ou plena” da mulher, Graça enfatiza o que está escrito em uma grande faixa aberta no local do encontro de hoje: “Não queremos tirar o espaço dos homens, mas conquistar o nosso”, dizendo que o entendimento é o de que a mulherada não pode ser omissa no mundo atual onde a responsabilidade pelas mudanças é de todos.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) do Estado da Bahia, na pessoa da titular da Secretaria de Mulheres da Entidade, Maria Cristina Vitória da Silva, se fez presente ao encontro levando mensagem de fortalecimento da luta da ala feminina do campo. Ela falou a um auditório repleto de pessoas, inclusive, com ouvintes atentos junto às janelas do lado de fora, dizendo que “a nossa Federação tem pleno compromisso com a luta de vocês nesta importante região da Bahia”. Disse mais: “é com esta união e determinação que alcançaremos os bons resultados que reivindicamos para o Extremo-Sul e para a Agricultura Familiar de todo o resto da Bahia, exigindo mais do Estado nas políticas agrícola, agrária e outras mais que nos são absolutamente necessárias dentro do processo de transformação da nossa sociedade”.
E o presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Projeto Maravilha-II, Genivaldo João dos Santos, falando ao NossaCara.com disse que o fato de a sua comunidade sediar esse evento “é uma honra e um incentivo, vitais para o fortalecimento moral das famílias camponesas representadas nesse encontro”.
Natanael Braga Vice Presidente do STTR
Por: Bento Quinto Fotos: Urbino Brito
[nggallery id=1192]