PMBA prende dupla por porte ilegal de arma e suspeitos de roubos de motocicletas na cidade de Eunápolis
Na noite desta quarta-feira (24/09), policiais militares do 28º Batalhão prenderam dois homens suspeitos de envolvimento em uma tentativa de roubo de motocicleta no bairro Santa Isabel, em Eunápolis.
As guarnições foram alertadas sobre a ação criminosa e, diante da série de roubos a motocicletas registrados recentemente na cidade, iniciaram diligências intensivas para localizar os suspeitos.
Durante patrulhamento, as equipes realizaram rondas pela região e conseguiram abordar os indivíduos às margens da BR 101, em frente ao Posto Brasil, no bairro Pequi.
A dupla estava em uma motocicleta Sahara, cor vermelha, sem placa, cujas características coincidiam com o veículo utilizado em roubos de motocicletas realizados dias anteriores.
Durante a busca pessoal, os militares encontraram na cintura de um dos homens, uma pistola de fabricação turca, marca CANIK, 9mm, com 8 munições, pronta para o uso.
Diante dos fatos, os indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia Territorial de Eunápolis, para providências cabíveis.
A ação integra o conjunto de medidas adotadas pela Polícia Militar para coibir a criminalidade e reforçar a segurança da população de Eunápolis e região.
ASCOM 28º BPM
PMBA, uma força a serviço do cidadão.
Conclusão de curso para PM do 8º BPM
Entre os dias 1° a 12 de setembro de 2025, o Cabo PM Luciano Santana, que atua no 8° Batalhão da Polícia Militar da Bahia, concluiu o Estágio de Prevenção da Exploração, do Abuso e do Assédio Sexual (PSEAH), realizado no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro. O curso reuniu 43 participantes das Forças Armadas e de Segurança do Brasil, além de representantes de países como Peru, Inglaterra e França.
O objetivo central foi capacitar profissionais para atuarem na prevenção e enfrentamento de situações de exploração, abuso e assédio sexual em ambientes operacionais, em consonância com as diretrizes das Nações Unidas. O estágio contou com a presença do Exmo. Christian Saunders, Subsecretário-Geral das Nações Unidas e Chefe do Escritório de Resposta ao Abuso e Exploração Sexual, que trouxe uma visão direta do compromisso da ONU com a proteção de populações vulneráveis.
Além do PSEAH, o referido policial também concluiu outros cursos no CCOPAB que complementam sua preparação internacional, como o EPMP (Estágio de Preparação para Missões de Paz), HILT (High Intensive Language Training – inglês e francês), CIMIC (Cooperação Civil-Militar), DDR (Desarmamento, Desmobilização e Reintegração), UNPOL (United Nations Police) e POC (Proteção de Civis), realizado entre 2024 e 2025.
Outro ponto de destaque em sua trajetória foi a aprovação no AMS (Assessment for Mission Service) da ONU, realizado em 2024, em Brasília. Essa avaliação oficial habilita policiais a integrarem o roster internacional da ONU (UNPOL), tornando-o elegível para missões de paz em qualquer parte do mundo.
As capacitações consolidam o compromisso da Polícia Militar da Bahia ao alinhamento com os mais elevados padrões de direitos humanos, legitimidade e ética nas operações de paz, tanto no âmbito nacional quanto internacional.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!