Como deve ser do conhecimento de toda imprensa, a disponibilidade das doses da vacina depende exclusivamente da União e do Governo da Bahia, por meio da secretaria estadual de Saúde (Sesab).
A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, órgão da secretaria municipal de Saúde, esclarece que não está sobrando vacinas, conforme matéria divulgada hoje no telejornal matutino, Jornal da Manhã. Segundo disponibilidade do imunobiológico, o público-alvo está sendo beneficiado em processo de escalonamento e seguindo rígidos critérios de prioridade, logo não se pode afirmar que está sobrando vacinas. O que está ocorrendo é a baixa adesão desses grupos populacionais específicos priorizados, o que desperta atenção e merece apoio de veículos de comunicação em sua missão de prestar verdadeiro serviço de utilidade pública. No entanto, em tempos de pandemia, o verbo utilizado soa inadequado para o telespectador em geral, e ganha possíveis contornos de negligência, apatia e insensibilidade por parte do Poder Executivo Municipal, fatores que não correspondem à realidade. Assim, sugere-se que seja algo como: Covid-19, baixa adesão à vacinação preocupa secretaria de Saúde, em Eunápolis.
Na oportunidade, reforça-se ainda que o atendimento aos grupos populacionais específicos, retratado no Plano de Vacinação contra Covid-19, em Eunápolis, de janeiro/2021, e escalonamento proposto no Informativo Estratégico No. 01, do dia 19/01/2021, dá-se, com equipe de vacinação volante, fixa ou móvel, nas unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 11:30h, e das 14:00 às 16:00h, conforme segue.
Faixa etária: a partir de 09/03, pessoas a partir de 83 anos, além dos profissionais de saúde:
- Policlínica: trabalhadores da Saúde 1ª e 2ª dose (mediante lista de trabalhadores a serem vacinados liberados pela Comissão de Vacinação Covid-19);
- Policlínica – Idosos 1ª dose a partir de 83 anos e 2ª dose para idosos que já tomaram a primeira dose há 24 dias.
- Unidade de Saúde Lourdes Seixas (Antares): idosos 1ª dose a partir de 83 anos e 2ª dose para idosos que já tomaram a primeira dose há 24 dias.
Na ocasião, frisamos que, ao contrário do que se tem noticiado, é oportuno esclarecer que cada frasco-ampola contém 5ml, o que corresponde a 10 doses de 0,5ml do imunizante, que tem validade de 8 horas da Coronavac e 6 horas no caso da Aztrazeneca, depois de abertos. Sendo assim, como o imunizante tem curta vida útil, e com a finalidade de não desprezar as sobras dos frascos abertos, estamos destinando as doses residuais à população de faixa etária acima de 75 anos, propiciando assim que maior número de cidadãos seja imunizado contra o novo coronavírus.
Sucom – Prefeitura de Eunápolis.

Está bem esclarecido.