Depois da oração do Pai Nosso, e da leitura da ata da seção anterior que foi aprovada por unanimidade, a 1ª secretária Carmem Lúcia, leu a Ordem do Dia, contendo todos os projetos de lei e indicações e requerimento para a votação nesta seção.
Após este primeiro tempo, foi feito o intervalo regimental, onde no cafezinho, os vereadores conversam, trocam ideias, e até certo ponto definem a referida seção.
Depois do intervalo regimental, ao retorno à seção, o presidente Valdiram Marques, abriu o pequeno expediente, onde falou o vereador Rogério Astória, onde defendeu o seu projeto de lei do legislativo 56/25s, onde propõe o Dia Municipal da Mulher Empreendedora, destacando que a mulher sempre deverá ser ouvida no âmbito familiar a comercial, pois a mulher sempre tem uma ideia diferente, o que ajuda a alavancar muitos empreendimentos.
Depois foi aberto o grande expediente, onde falaram vários vereadores, iniciando pelo vereador Rogério Astória que sempre fala nos dois expedientes, desta vez, convidou a todos para uma audiência pública a se realizar no dia 02/12, onde serão ministradas palestras sobre o “aborto”, que de acordo com o mundo católico está dando muito o que pensar, pois estão pretendendo permitir o “aborto!” de até 9 meses, tirando o direito à vida de muitos seres humanos, e3stre encontro falará sobre o “direito à vida”, ou o “direito de viver”.
O vereador Adriano Cardoso, que logo após o termino da seção, a notícia vazou sobre a cassação do seu mandato por compra de votos, da tribuna, voltou a criticar a precariedade da saúde de Eunápolis, sobre a falta de exames e atendimento, ou seja, fez uma crítica generalizada, denunciando a secretária de Saúde, Lívia Souza, principalmente pelo fato de já ter sido demitida pelo ex prefeito de Cabrália Agnelo Santos, do consórcio onde atuava em 2023, as críticas à saúde de Eunápolis, feitas pelo vereador Adriano Cardoso, deixa uma dúvida entre o que vão assistir às sessão da câmara e as matérias da prefeitura que fala sobre as renovações feitas, principalmente no Hospital Geral de Eunápolis.
Já o vereador Renato Bromochenkel, da tribuna da Câmara pediu aos demais vereadores, que aprovassem a sua emenda ao projeto do exzedcutu8ivo da LOA, Lei Orçamentária Anual, onde o prefeito pede a aprovação de $639 milhões, para gerir todos os departamentos municipais, só que ao mesmo tempo pede, autorização para remanejamentos posteriores, e o vereador Renato, pede que, esta solicitação não seja aprovada, pois o prefeito depois poderia remanejar o orçamento ao seu “bel prazer,” sem a interferência da Câmara, pois seria o mesmo que assinar um cheque em branco e entrega-lo ao prefeito, sendo que, de acordo com o adendo ao projeto do prefeito, feito pelo vereador Renato, toda a vez que fosse necessário um remanejamento, a câmara teria de aprovar, para que todos soubessem, da origem e o destino dos valores a serem remanejados, esta solicitação teve o adendo do vereador Jorge Maécio.
De acordo com Renato, um vereador ganha hoje $17.300,00 com direito a mais 4 assessores, e por isto, todos tem de estar atento aos valores da prefeitura, para o tal remanejamento, Renato Bromochenkel também denunciou um funcionário da prefeitura de Eunápolis que é secretário em Guaratinga, ganha dos dois lados, mais um cartão corporativo para a manutenção do veículo do TFD, que atende a região, pois há 6 meses isto acontece, e segundo informações o referido secretário de Guaratinga também trabalha pela prefeitura de Eunápolis, o que é um absurdo, e que isto poderá gerar pelo referido funcionário a devolução de um dos recebimentos, espera-se que agora uma atitude seja tomada em relação ao fato. Esta denuncia, com certeza foi feita por funcionários de Eunápolis ou Guaratinga, que conhece de perto o esquema fraudulento do referido funcionário, pois ninguém pode estar ao mesmo tempo em dois lugares.
Já o vereador Admir Freire, apresentou o projeto de lei, 395, que institui a “patrulha agrícola”, que visa cuidar das estradas da zona rural, proporcionando assim um melhor escoamento da produção agrícola da região, já que ele mesmo é um produtor rural, no caso, esta patrulha, com homens e máquinas deverão atender unicamente à zona rural.
Com relação à saúde de Eunápolis, Ademir Freire, diz ter bom relacionamento com a secretária de saúde e que fala com ela a hora que precisar, falou das reformas do JHGE da “ala Vermelha” toda restaurada, e argumentou que a saúde está melhorando muito para o atendimento aos moradores da cidade.
Saulo Cardoso, fez uma denúncia muito grave, e que há muito Eunápolis vem sendo assediada por crianças, que ficam às portas de lanchonetes e pizzarias, principalmente à noite, até de madrugada, vendendo coisas, (balas e doces) ou pedindo ajuda, e que a Ação Social precisa tomar conhecimento e uma providencia em relação a este fato., Saulo Cardoso, disse que este é um trabalho infantil à noite e que contribui em muito para a evasão escolar.
Terminados os discursos, o presidente da casa, vereador Valdiram Marques, anunciou a ausência dos vereadores Pedro Queiroz e Porrola, sendo que o projeto, pela ausência do vereador Porrola, não seria votada. Valdiram reiterou convite feito pelo vereador Rogério Astória, sobre a audiência pública do dia 02 de dezembro, contra o aborto. E ao final pediu um minuto de silencio pelo passamento da professora Nevolanda Menezes.
Todos estão convidados para a próxima seção no dia 04 de dezembro, às 08hs 30m, na Câmara Municipal de Vereadores, à av Artulino Ribeiro, bairro Dinah Borges.


















