
Aconteceu nesta terça-feira, 10/11, na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Eunápolis, mais um importante encontro para consolidação das ações concretas do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Com a importante e definitiva participação do prefeito Neto Guerrieri; do PANGEA – Rede de Catadores, da Secretaria Estadual do Trabalho, Renda e Esporte (SETRE), e da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela confecção do PMSB, a reunião teve também a primeira participação dos diretores da Cooperativa dos Catadores de Eunápolis (COONÁPOLIS), fundada no dia 06/11/2015, no espaço do lixão, com a participação de cinquenta e dois catadores, com quem o município firmou parceria na construção de um galpão para triagem de resíduos sólidos.

Durante a reunião, os catadores, representados pelos dirigentes da Coonápolis, apresentaram a planta com as necessidades imediatas para que sejam iniciados os trabalhos de coleta seletiva em alguns bairros do Município e da respectiva triagem dos resíduos sólidos.
Representando o Governo do Estado, Jenny T. Pompe, apresentou o plano do Governo Federal e Estadual para contribuir com a criação de redes de catadores na Bahia, afirmando ser necessário e urgente que o município ceda uma área e um galpão nas proximidades do lixão para que o Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, possam firmar convênio com a Cooperativa para estruturação do espaço de triagem com a instalação e cessão dos equipamentos necessários (caminhão, prensa, balança entre outros) que servirão como incentivo para o desenvolvimento das atividades pela cooperativa.

Agradecendo o apoio recebido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, André Luiz Dantas, representante do PANGEA – rede de catadores – informou que o mesmo ganhou a licitação do Governo Federal e Estadual para implantação de cooperativas de catadores na Região Sul da Bahia, contemplando sete municípios.
Para concluir, o prefeito Neto Guerrieri enfatizou a importância da cooperativa para o município e prontamente autorizou ao secretário de Meio Ambiente, Mauro Borges, a realizar os encaminhamentos necessários para a escolha do local onde deverão ser implantados o Aterro Sanitário e a respectiva construção do galpão de triagem cumprindo assim a parceria com a Coonápolis.
Por: SECOM-PME/ASCOM-SEMAB / Fotos: ASCOM-SEMAB