Seguindo determinações do prefeito Neto Guerrieri, sob coordenação do secretário de Serviços Públicos e Planejamento, a Prefeitura de Eunápolis iniciará nesta segunda-feira, 15/02, um conjunto de ações de combate e prevenção às infestações, mais especificamente o escorpião amarelo e o aedes aegypti.
Com diversas ações que serão realizadas por etapas, o Plano de Ação Integrado no Combate às Infestações contará com a participação de diversas secretarias e departamentos municipais e começará com a limpeza de todos os terrenos baldios dos bairros com índices de infestação preocupante.

De acordo com Valdiran Marques, coordenador da ação, seguindo determinações das Leis Municipais Nº 691/09, 692/09 e 409/01, a Prefeitura de Eunápolis limpará todos os terrenos baldios e cobrará os custos operacionais dos proprietários dos lotes, através da Divida Ativa, cobrada pelo Departamento de Tributos.
“Queremos deixar claro que hoje estamos vivendo uma situação emergencial de infestação do escorpião e que por isso precisamos intervir e realizar este combate, mas lembrando que o poder público está em dias com todas as obrigações que lhe cabem. Porém, devido à situação, respaldados por Lei Municipal, tomamos a iniciativa de limpar os terrenos, ação que deveria ser tomada pelos proprietários dos mesmos, por isso, todos os custos devidos serão debitados do proprietário. A ação terá início pelo Dinah Borges e seguirá pelos demais bairros. Esperamos que os proprietários tomem a iniciativa de limpar seu terreno antes de nossa intervenção, assim, nossa cidade sairá ganhando e os índices de infestação serão significativamente reduzidos”, explicou Valdiran Marques.
Além da limpeza dos terrenos, a Prefeitura realizará também blitz educativas e distribuição de panfletos. Posteriormente, será iniciada pela Secretaria de Saúde a abertura das mais de quatro mil casas fechadas (abandonadas) em Eunápolis, uma ação nacional já autorizada pela presidente Dilma Russeff que visa combater o aedes aegypti e que auxiliará também no combate à infestação do escorpião amarelo.
Por: SECOM-PME