A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou do lançamento da Caravana +CiênciaNaEscola, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Salvador. Na ocasião, foi anunciada a implantação de um laboratório científico LabMaker na Escola Municipal Gabriel José Pereira, resultado do projeto BIOinclusão.
Voltado para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto, idealizado pela professora Danielle Santana Quinto Soares e selecionado por meio de edital do Governo do Estado da Bahia, promove a educação antirracista e aproxima as ciências de mulheres pretas e periféricas, ampliando o acesso ao conhecimento por meio da iniciação científica e da valorização da diversidade.
A secretária municipal de Educação, Jovita Lima, destacou o apoio institucional à iniciativa: “O prefeito Robério Oliveira e a deputada estadual Cláudia Oliveira fizeram questão da participação da Secretaria de Educação e, especialmente, da professora Danielle, reconhecendo a relevância dessa conquista”, afirmou.
O prefeito Robério Oliveira enalteceu o protagonismo da docente. “É preciso reconhecer o brilhante trabalho da professora Danielle, que idealizou um projeto sensível, necessário e tecnicamente qualificado. Sua dedicação é motivo de orgulho para Eunápolis”, concluiu.
A cerimônia contou com a presença da ministra Luciana Santos, do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, da secretária estadual Rowenna Brito e de representantes do CNPq e outras instituições ligadas à ciência e tecnologia.