Desde quando os portugueses aportaram em uma terra desconhecida, que depois veio se chamar BRASIL; eles encontraram na região uma tribo de índios, que por identidade eram os donos das terras e, assim for longos anos.
De uns anos para cá, visando que a região, é uma porta do Brasil para o mundo, todo mundo quer um pedacinho do que não lhes pertence e levam tudo pra justiça, para que esta defina: “QUEM É DONO E QUEM NÃO É”.
Desta vez a família Brás, reclama por mais uma decisão judicial, os mais poderosos e abastados financeiramente, fazem de tudo para anexar ao que já têm, mais um pedaço de terra, pertencente aos pataxós.
Na manhã destra 2ª feira, 19/05, mais uma vez, os pataxós vieram a Eunápolis para fazerem uma manifestação em frente a Justiça federal, numa tentativa de promover o direito de fato à a lei, justiça e a ordem, a que os pataxós têm legitimo direito.
Além do cacique Franklim estiveram os indigenistas Suzana Oliveira e Marcus Aurélio
O rota51.com esteve junto aos índios e estes, falam a reportagem deste web site, o que eles querem o que é de direito, ouçam e vejam o vídeo com o cacique e fiel representante da nação indígena da família “Braz”.