Agora está mais do que documentado que cada assentado, tem o seu pedaço der terra, sem que ninguém posa invadir, tomar, destruir ou buscar uma forma de tirar da terra, o seu ocupante.
Embora, até a uns tempos atrás, estra premissa era quase impossível de crer, pois na região, já houveram muitas invasões, tentativas de expulsão dos ocupantes e até mesmo morte, como o rota51.com já registrou há alguns anos atrás, mas agora com a documentação em mãos, é uma ajuda muito grande, para inibir a sanha daqueles que já tem e ainda querem mais.

Na manhã deste sábado, 09/04, integrantes de entidades ligadas ao governo estadual, estiveram no assentamento Baixa Verde e fizeram a entrega de documentos par mais de 100 famílias que já vivem de tudo aquilo que produzem na roça, com este documento, daqui a 5 anos, eles terão a documentação definitiva, e então terão mais sossego para cuidarem de suas famílias e seus plantios. Hoje a agricultura mais cultivada é a mandioca, as farinheiras, trabalham incessantemente e mesmo assim, ainda tem espaço para quem plantar, e quiser produzir, para uma comercialização segura e totalmente independente.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Graça, ao falar para seus comandados, deixou uma mensagem de fé e esperança para todos, que aos poucos vão conseguindo levar a diante a concretização dos seus sonhos. O STRR, já teve diversos presidentes, e todos eles, sempre buscaram a paz e harmonia entre os assentados, e por isto, a cada tempo, as coisas vão melhorando, no sentido de melhorar ainda mais a vida de cada um.

“Seu” cheiroso, foi o primeiro a inaugurar o recebimento do documento e tascou logo um beijo na esposa. Além da mandioca, o maracujá a laranja, mexerica, cana para caldo em diversos pontos da cidade, banana, doce de banana, e muitas outras frutas, que toda a semana, propicia um bom dinheiro para cada assentado, mesmo com os custos altos, mesmo assim, todos estão vivendo da força da dos seus braços e da terra.

Porém, o que precisa é de um governo que não queira fazer politica às custas dos produtores rurais dos assentamentos, para quem está nas assembleias, nos palácios e nos departamentos governamentais, precisam entender que com o trabalho dos outros não se brinca, é necessário que todos saibam que existe um governo, que atenda as reivindicações dos sindicatos, dos representantes dos assentamentos, para que a vida de cada um assentado seja reconhecidamente como produtor rural, é um braço importante na cultura brasileira. Mas o brado de guerra de todos é: “reforma agrária já”, esta luta é antiga, e vários governo já se passaram, mas os governos só estão preocupados com a luta partidária e não com quem, coloca comida na mesa de todos os brasileiros.

Para este evento estiveram presentes, além da presidente do STTR Graça, Natanael representante ativo do STTR, Maria Cristina Vitória secretária de politicas agrícolas, o vice-presidente da FETAG David Walkerman, Ismar o presidente da associação Baixa Verde, e Ana a presidente da associação das mulheres.

Todo este evento foi totalmente acompanhado pelos sites rota51.com e nossacara.com.














































































































