Ação da Polícia Civil prende suspeito e apreende materiais ligados ao tráfico em Itabuna
Foram encontrados um revólver, munições, mais de R$ 35 mil em espécie, aparelhos eletrônicos e uma motocicleta utilizada para entregas
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (7), uma operação que resultou na prisão em flagrante de um homem de 24 anos, no bairro Santa Inês, em Itabuna. Ele é suspeito pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso restrito, uso de maquinário para fabricação de drogas e associação para o tráfico.
Durante o cumprimento do mandado judicial, os policiais apreenderam um revólver calibre .357 (de fabricação estrangeira) e 13 munições calibre .38, além de R$ 35.681,00 em espécie, 12 celulares, 22 chips de operadoras diversas, balanças de precisão, notebook, HD externo, máquina de cartão, cartões bancários, extratos de depósitos, câmera de vigilância e uma motocicleta utilizada para entregas.
O material foi encaminhado para perícia, reforçando a suspeita de tráfico organizado e possível lavagem de dinheiro. O autuado foi conduzido à unidade policial, onde teve a prisão em flagrante formalizada pelos crimes mencionados.
De acordo com o delegado titular da DTE/Itabuna, Luciano Medeiros, a investigação foi iniciada após denúncia anônima. “As apurações apontaram que o imóvel era utilizado pelo suspeito para a produção e distribuição de drogas sintéticas. O local apresentava estrutura voltada ao tráfico, com motocicleta empregada em entregas e movimentação típica de ponto de venda. Antes do interrogatório, o autuado afirmou que havia utilizado equipamentos para a produção de comprimidos de ecstasy e que repassou parte do material a um grupo criminoso na semana anterior. No entanto, durante a formalização, na presença do advogado de defesa, permaneceu em silêncio”, informou o delegado.
As investigações prosseguem com a análise dos dispositivos eletrônicos apreendidos, que podem revelar conexões com fornecedores, compradores e outros integrantes da rede criminosa, inclusive em outros estados. O material também vai subsidiar a judicialização do caso e a identificação de demais envolvidos.
A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas (DENARC), por meio da 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Itabuna), com apoio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).
Pedro Moraes / Ascom-PCBA
Polícia Civil prende acusado de esfaquear turista argentino
A vítima teve o celular roubado durante um assalto no bairro da Barra, na sexta-feira (3)
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), através da Delegacia de Proteção ao Turista de Salvador (DELTUR), cumpriu, nesta terça-feira (7), mandado de prisão preventiva contra um suspeito de tentativa de latrocínio cometido contra um turista argentino, no bairro da Barra, na noite de sexta-feira (3).
Durante a ação criminosa, a vítima recebeu um golpe de arma branca e teve seu smartphone Apple iPhone 16 Pro subtraído. Em seguida, foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado e liberada no dia seguinte.
Investigações da equipe DELTUR levaram à localização do homem na Ladeira do Carmo, na região do Centro Histórico. Com passagens por roubo e tráfico, o acusado também é investigado pelos crimes de corrupção de menor e tentativa de roubo com uso de arma branca. O autor foi encaminhado à Coordenação de Polícia Interestadual (POLINTER) e segue à disposição da Justiça.
Tony Silva / Ascom-PCBA
07.10.2025