Todos os anos, a loja maçônica 5 de novembro, promove em sua sede social o evento denominado “queijos e vinhos”, uma festa tradicional onde ingressos são vendidos, a sociedade se reúne, sempre acompanhado de uma boa música.

Este ano, todo acontecimento será acompanhado pela banda, Café Pequeno, do que for arrecadado uma parte como sempre será destinada a entidades caritativas da cidade, as entidades serão escolhidas pelas esposas dos maçons e, deverão ser escolhidas dentre outras a Creche irmã Terezinha e a APAE.
A festa já se tornou um encontro cultural no calendário cultural da cidade, onde participam muitas famílias da sociedade não só de Eunápolis como também das cidades vizinhas, o anfitrião da festa este ano, mais uma vez será o venerável da loja, Manasses Ribeiro e sua esposa, com o apoio de todos os maçons e suas dedicadas esposas. A maçonaria é uma entidade muito antiga, e tem como princípio os 3 ideais básicos: liberdade, igualdade e fraternidade, e tem como objetivo, ajudar e proporcionar os mais carentes um meio de vida bem melhor. Melhores informações para a compra de ingressos com TIM pelo telefone 99152 3739.
Existem no mundo aproximadamente 3,6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes: 1,5 milhão nos Estados Unidos (em 1965 eram cerca de 4 milhões); 250 mil na Inglaterra; 170 mil no Brasil e 1,6 milhão no resto do mundo (dados de 2008). Esta confraria, tem como regra geral, vagas referências, sem comprovação, de que a maçonaria teria participado de movimentos como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, a primeira loja maçônica brasileira surgiu em Pernambuco no ano de 1796: o Areópago de Itambé, instalado por Manuel Arruda Câmara. Arruda Câmara foi um padre carmelita que deixou a batina para estudar medicina na Universidade de Montpellier na França. Após se especializar em Botânica, ele retornou a Pernambuco, fundando a sociedade filosófica que viria a influenciar, anos mais tarde, a Conspiração dos Suassunas e a Revolução Pernambucana.[63][64]A maçonaria esteve presente nos momentos fundamentais da nossa História, como a Independência do Brasil, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura. Enquanto Ordem Maçônica comprometida com os valores éticos do Amor a Pátria e o bem comum, esteve presente durante o processo de redemocratização do País, e mesmo recentemente tem lutado juntamente com outras organizações da sociedade civil, para a construção de uma classe política brasileira no mínimo honesta e menos demagógica.
Acredita-se que a maçonaria nasceu em 24 de junho de 1717 na Inglaterra, mas isto é uma outra
história.