Iniciou na manhã desta 6ª feira, 10/05, no auditório da CME, o encontro eunapolitano de autoridades envolvidas no trânsito da cidade, tanto na área urbana quanto nas BR’s, 101 e 367, este trabalho e no mundo inteiro e no Brasil, teve início hoje, esta campanha pela vida no trânsito.
Para tanto terá início uma fiscalização mais rigorosa em todos os setores, para evitar as várias mortes que ainda são registradas, sendo que os motivos são os mesmos; “a falta de respeito no trânsito, a falta de educação no trânsito, motoristas ao volante falando ao celular, ultrapassagem fora do padrão previsto, todo mundo querendo fazer a sua própria lei e, por muitos desses motivos, as mortes acontecem e ninguém quer ser o culpado.
A escolha do “maio amarelo”, porque né o sinal de trânsito que determina atenção, cuidado e é o que muitos não tem.
No encontro dessa manhã, estiveram representantes da superintendência municipal de trânsito, Guarda Civil Municipal, Policia Rodoviária Federal, Dnit, Detran, Sest/Senat, Sebrae e CDL.
Durante certo tempo haverão blitzes e quem for pego, poderá ser punido, já que as blitzes educativas não tem dado muito resultado.
Estiveram presentes, o diretor do Dnit Dr. Aldo; superintendente de trânsito Valdiran Marques; o CMT substituto da PRF Eduardo Fernandes; representando o CMT da 7ª CIPM, Major Ferreira Lopes, o TNT Elder; do Sest/Senat Iara Sossai; o diretor do Detran Cap. Lima Neto; da CDL Fabrício Ramos e Jane do Sebrae.
Porém uma coisa ainda precisa ser feita e para isto, precisa haver entre estas representações e o comercio local, um entendimento sobre os caminhões pesados que ainda transitam pela cidade durante o dia, dois motivos são imperiosos, para que esta situação se resolva, 1º, caminhões grandes ao fazerem conversões dentro da cidade acabam parando o trânsito, até que suas manobras sejam realizadas e depois, o asfalto da cidade, não é tão resistente ao peso e por isto constantemente, buracos acontecem e a população precisa ficar colocando estacas para sinalizarem que os pisos das ruas, para evitarem acidentes, mas parece que esta situação, está longe de ser resolvida, por falta administradores competentes em encarar de frente a situação.
De acordo com Eduardo Fernandes da PRF, são 40 mil mortes/ano no trânsito pelo uso de celular na direção, me esta mobilização, tem como princípio, a conservação de vidas no trânsito em todo lugar.