O trâmite foi o mesmo de todas as demais sessões, no pequeno expediente, o vereador Francis, rentou aumentar o número de parcelas, do REFIS, de 36 para 48 vezes, mas o código tributário não permite.
Vereador Zé Carlos falou sobre a ADRA, e cedeu o seu tempo no grande expediente para os pastores da Igreja adventista. Tó do Cavaco, fez solicitação par a construção de uma pista de atletismo no bairro Santa Isabel, próximo à BR 367 por ser um local ideal para a implantação da referida pista.

Pr Renato, elogiou as indicações da vereadora Carmem Lúcia, que fala da merenda escolar, e mostrou uma pesquisa sua, onde a prefeitura recebe mensalmente R$ 150 mil reais, destinados à merenda escolar e mesmo não tendo aulas, esta merenda tem que ser comprada e entregue, o que não está acontecendo, sendo que o município tem em caixa, aproximadamente 2 milhões d e reais, que estão guardados e precisam ser utilizados, principalmente nesta ocasião de pandemia, de acordo com o Pr. Renato, é um projeto do Senado Federal, e que somente 2 meses, esta merenda foi distribuída e apensa para 2 creches.
Jairo Brasil, cobrou da administração pública, a iluminação das ruas, pois existem ruas que estão totalmente às escuras e em outras, estão parcialmente sem iluminação.
No grande expediente, iniciando os discursos, Jorge Maécio, abriu a mala e colocou para fora todas as ferramentas possíveis, criticando os bancos da cidade, seus horários de atendimento e um atendimento não condizente com os serviços prestados, mas estre é um assunto a ser tratado em matéria especial.
A vereadora Arilma, agradeceu à prefeita Cordélia, pela sanção do seu projeto “plante uma árvore”, visando arborizar a cidade, principalmente próximo às escolas.
A vereadora Carmem Lúcia, falou da vacinação em massa, principalmente para as crianças em idade escolar, depois, falou que o Gov do Estado, deveria mandara vacinar os garis, pois eles, além de estar em contato com todo mundo, ainda são responsáveis pela coleta de lixo da cidade inteira, senta esta coleta altamente prejudicial e altamente contagiosa pela covid 19. Carmem Lúcia, disse que muita gente culpa Bolsonaro pela pandemia, mas a população também não ajuda, em aparte Tó do Cavaco disse que muita gente ao invés de ficar em casa, ainda vai fazer festa na beira do rio, e complementou falando que o dinheiro em caixa, daria para comprar a merenda e algumas cestas básicas, pois tem famílias, que não tem praticamente nada para comer em suas casas. Carmem Lúcia, bateu pé firme em relação ao dinheiro armazenado, e pediu que imediatamente, a merenda seja comprada e distribuída.
Pr. Renato agradeceu aos demais vereadores, pela aprovação dos eu projeto, tornando as igrejas em “serviços especiais”, só não pode se esquecer que so o governador decretar o lockdown, todas igrejas terão que obedecer, e não adianta dizer que é um projeto de lei da Câmara Municipal, uma lei menor não pode sobrepor a lei maior, até parece que pé um projeto feito, apenas para dar satisfações aos fiéis de sua igreja, pois, o que ajuda a qualificar um pastor, seja de que, igreja for, é a obediência às leis, pois uma lei municipal, não pode ser maior do que uma lei ou decreto estadual. Depois o Pr Renato falou as vias laterais à BR 101, que precisam ser asfaltadas, mas estra indicação que ser feita ao Dnit, pois os referidos acessos, são federais, e o município não pode fazer nada, a não ser encaminha a referida solicitação. E para complementar seu discurso, falou sobre o acúmulo de lixo e entulho em diversos logradores públicos da cidade e é preciso acabar com isto imediatamente e criticou também a falta de iluminação na maioria dos 35 mil postes de energia da cidade.
Vereador Tiago Mota, pediu o término da construção da creche do bairro Rosa Neto, atrás da UPA, motivo de uma reportagem do rota51.com, visando atender aos filhos de quase 2500 famílias residentes no local e bairros adjacentes.
Artur Dapé, pediu mais agilidade em uma ação tapa buracos, recolocação de lâmpadas pois a cidade está às escuras, mas reforçou a informação de que em mais 15 dias a empresa contratada iniciara a troca de lâmpadas, e dentro em breve, a prefeitura iniciará a ação tapa buracos, falou de sua visita ao HRE, disse que constatou que muitas coisas já foram solucionadas, mas muitas coisas ainda precisam ser consertadas para um bom atendimento, disse que o HRE já tem por 24 horas uma assistente social, e que em abril, a merenda deverás ser distribuída novamente.
E finalizando o grande expediente, falaram os pastores Eron e Murilo da Igreja adventista, em espaço cedido pelo presidente da CME Jorge Maécio, no tempo reservado do vereador Zé Carlos. O Pr. Eron falou que a ADRA, hoje tem representação oficial até na ONU, Organização das nações Unidas e que, já fez inclusive doações para o Hospital da Covid 19 em Eunápolis, reportagem completa com vídeo em matéria à parte.
Todas as indicações e projetos colocados para a votação nesta sessão foram aprovadas, inclusive em sessões extraordinárias, em 1ª e 2ª votações, o programa de recuperação FISCAL REFIS, para minimizar o impacto financeiro causado pela Covid 19.
Nova sessão da CME, na próxima 5ª feira, 1º de abril, na Câmara municipal, à av Artulino Ribeiro, bairro Dinah Borges.