Depois da chamada eletrônica, e tendo quórum suficiente, foi aberta a sessão com a leitura de um trecho Bíblico pelo presidente Jorge Maécio e logo após a oração do Pai Nosso. Em seguida o diretor legislativo Milton guerreiro leu a ata da sessão anterior que foi votada e aprovada, e depois o vereador Tiago Morta, em substituição ao 1º secretário Arthur Dapé, leu a Ordem do dia e as matérias da pauta.
Feito o intervalo regimental de 10 minutos, aberto o pequeno expediente, o vereador Francis usou a tribuna para falar sobre o seu projeto que a vereador Carmem Lúcia pediu vistas, ele disse que o projeto é constitucional, e que está dentro da lei, o projeto se refere o apoio aos deficientes físicos e é altamente viável. Depois o vereador falou sobre a sua indicação, que é para ligar a rua da Bica até o bairro Edgard Trancoso, sendo esta uma passagem altamente necessária aos moradores dos dois bairros. Jorge Maécio, ao falar sobre o projeto e disse que, como a Vereadora Carmem Lúcia por motio9vo de viagem se ausentou da sessão desta 5ª feira, disse que o projeto do vereador Francis entrará em votação na próxima sessão dia 27/05.
O vereador Tiago Mota fez referencias às salas de cirurgias do HGE, mas esta denúncia, estará em uma reportagem específica ainda nesta sessão.
Pr. Renato Bromochenkel, pediu que seja feito um entroncamento na BR 101 com a av. Das Nações, com pavimentação e iluminação. Depois ele falou do Maio Laranja, projeto que ele vai colocar em votação, para se3r instituído a partir do ano que vem, visando dar mais segurança para o mundo infantil diante das situações em que muitas crianças passam, pelo abuso sexual, muitas vezes por algum parente, e citou o caso Aracely, que foi morta e desfigurada por seus algozes, onde 7 pessoas foram julgadas e apenas 2 foram condenadas, mas pagaram fiança e até hoje o caso ficou perdido isto aconteceu em 1980, e como isto foi no dia 18 de maio, o referido projeto será para determinar que p 18 de maio a partir do ano que vem, seja conhecido como “maio amarelo”. Depois falou a escola N.S. Aparecida que foi fechada, o pedido é para que a Secretária de Educação ou reabra a escola ou que outra seja construída, isto no bairro Juca Rosa.
O vereador Zé Carlos, depois de uns dias acamado, devido a uma enfermidade, usou a tribuna para dizer aos seus adversários que está muito bem, que a sua vida se resume em trabalhar, já que muita gente, chegou a querer a sua morte. Pois esteve muito mal com diabetes e pressão alta, e isto acirrou os seus adversários, enfatizou o seu trabalho em favor da Igreja adventista, pelo qual foi condecorado e reafirmou que está muito bem, para continuar o seu trabalho.
Jorge Maécio, depois falou sobre a necessidade de vacinar pessoas com comorbidade, ou seja, com diabetes e com hipertensão, por serem pessoas com prioridade. Depois deixou a bola com o vereador Pedro Queiroz, que além de enfermeiro, faz parte da Comissão de
Saúde da CMRE e pediu ao mesmo, que tomasse as providencias sobre o assunto. Pedro Queiroz, afirmou o seu compromisso e disse que na maçonaria, quando houve vacinação, apenas 15 pessoas se fizeram presentes, mas que irá solicitar à secretaria de saúde que esta situação seja retornada em favor das pessoas com estas comorbidades. Depois Pedro Queiroz, disse ser enfermeiro, e falou o seu projeto, em favor da Casa de Apoio Remanescente Nazareno, CARN, casa que trata de jovens viciados e que muitos já foram reabilitados, e solicitou ao presidente da casa, que 5 minutos do seu tempo, fossem dados ao Pr. Samuel, que falou sobre a falta de emprego dos jovens e que, o seu maior empregador é o traficante de drogas. Mas é preciso saber que estes jovens também não tem um estudo adequado e vê no tráfico uma forma sustentável no dia a dia, em que o tráfico, permite um salário muito bom.
O presidente da CME, falou que o projeto da LDO, Lei das Diretrizes Orçamentárias, já está nas mãos dos vereadores para ser estudado, e receber as emendas que acharem necessárias, para que posa ser votado no final do ano, e assim determinar que o ano de 2022, a prefeita Cordélia Torres, tenha um orçamento sustentável, para que possa gerir o município durante todo ano.
A sessão depois das votações, foi encerrada, tenho presidente Jorge Maécio, convidando a todos para que na próxima 4ª feira 26/05, todos, on line, possam assistir, a prestação de contas do município e da câmara de vereadores, esta prestação de contas, mostra, o que foi gasto, onde, quanto e o que sobrou nos cofres municipais.
Nova sessão da CME, na próxima 5ª feira , 27/05, ás 08hs e 30m, na sede da CME, av Artulino ribeiro bairro Dinah Borges.