Depois do rito normal, de todas as sessões, no intervalo regimental, o diretor da rede UNEB, prof. Wilson Alves de Araújo, teve um encontro com vereadores e secretários do governo municipal, colocando a disposição do município, cursos e orientações específicas no setor educacional, este oferecimento também foi extensivo ao legislativo, como uma obrigação de integração entre os poderes e o setor de educação a nível superior, ou seja, é um estreitamento de laços entre os poderes, com intenção de aprimorar conhecimentos em favor da comunidade e, por outro lado o prof. Wilson complementa suas informações do que foi conversado com secretários e vereadores:
“Para que a UNEB possa intensificar as ações vinculadas às atividades acadêmicas, tais como: dobrar a oferta de cursos da graduação, de 4 para 8; aumentar a ofertar de cursos de especialização, mestrado e no futuro próximo o doutorado. E para que isso aconteça necessitamos da autorização da SEC e do Governador para utilizarmos a verba indicada pela ALBA, no valor de R$ 7 milhões, para a imediata construção da Sede Própria UNEB de Eunápolis. Outro fator apontado para os secretários, diz respeito à internacionalização do nosso departamento. E a construção da Sede Própria é fator preponderante para essa nova dinâmica do Território de Identidade Costa do Descobrimento”.

De retorno aos trabalhos, iniciando ao pequeno expediente, falou o vereador Querubino José de Souza, sobre um título de cidadania para o cantar Edinho seresteiro e em seguida falou sobre a sua indicação para uma requalificação da rua Rui Barbosa, onde comércio, trânsito e transeuntes, precisam de maior espaço no setor.
O presidente da casa, Jorge Maécio, usou a tribuna, para solicitar ao governo municipal que, crie e implante o “núcleo de Saúde e segurança do trabalho, para o servidor público municipal, para que este tenha uma maior atenção por parte do município em seu favor. Esta solicitação vem propiciar ao servidor público municipal, melhores condições de saúde e respectivamente, ele poderá produzir muito mais, com este tipo de serviço a seu favor.
Já no grade expediente, o vereador Querubino voltou à tribuna, mais afiado ainda, tendo nas mãos uma matéria jornalística do rota51.com, onde mostra a sociedade os descasos da saúde para com os munícipes, dentro do HRE, a denunciar as 2 mortes por negligência e o caso da mãe que teve o bebê morto dentro da barriga e que, somente teve o caso resolvida, com a determinação do Ministério público. A leitura da matéria, gerou um malo estar em todos, principalmente dentre os secretários municipais ali presentes, incluindo a secretária de saúde, a saber que o vereador Querubino, solicitou que fosse feita uma sindicância para saber de quem seria a responsabilidade e se a notícia era verdadeira, caso contrário que o jornalista do rota51.com fosse chamado à justiça para justificar a matéria. A saber que depois da sessão, houve uma reunião entre alguns vereadores, secretário e o presidente da CME Jorge Maécio.
Jota Batista, desta vez, até mais comedido em seu pronunciamento, primeiro abordou a situação dos “locutores de portas de loja” elogiando a postura do secretário de meio ambiente Pedro Vaillant, de como recebeu a comissão do vereador e dos locutores, depois abordou o caso do HRE, em detrimento das denúncias do rota51.com, e disse que uma sindicância, é o mínimo que poderá acontecer, para que fatos como este não se repitam, pois no HRE, a principal determinação é cuidar de vidas humanas.
Jurandir leite também abordou o problema da saúde, e espera que a situação seja esclarecida, Jurandir Leite, que sempre tem sido um opositor, disse que o prefeito sempre tem sido um manipulador, e até dificulta os secretários trabalharem. Em aparte Zé Miranda falou das obras do prefeito e, que a cidade é dividida em 2 tempos, antes e depois do prefeito, Miranda falou que os bairros periféricos estão bem e que o HRE tem um excelente trabalho. Depois deste pronunciamento, o vereador Jurandir Leite encerrou seu discurso, e as indicações apresentadas par votação, foram todas votadas e aprovadas.
Para esta sessão inicial, do 2ºsemestre de 2-19, estiveram presentes, os secretários de meio ambiente, Pedro Vaillant; Saúde, Márcia Quaresma, Finanças, Aécio Viann; assessor do executivo Dr. Rony; quando o secretário Lourenço Oliveira, fez a saudação aos vereadores e ao reinicio dos trabalhos, em nome do executivo e de todos os secretários municipais.
Texto e fotos: Paulo Barbosa / rota51.com