
A reportagem do rota51.com começou a registrar os ataques a partir do portão de saída da 7ª CIPM, na av Presidente Kennedy, colocaram fogo em um carro placas DSB 7004 de São Paulo e, uma saveiro que não pegou fogo, na realidade foram suados 4 carros, com certeza é um carro roubado, como também o carro que foi queimado na porta da RONDESP, placas EYL 8345 de Guarulhos SP, e o 3º carro que foi queimado na porta da Cia, CIPE MATA ATLÂNTICA, sem placas, sendo que estes carros foram colocados estrategicamente para impedir que os carros saíssem, em combate ao violento ataque na noites desta 2ª para 3ª feira, de 05 /06, a partir da meia noite, quando os ataques começaram.


Depois, aproximadamente 6 homens, foram para a porta da Prosegur, na rua da Colônia, e renderam alguns funcionários da Veracel que esperam o ônibus que os levaria para Itabela para iniciarem um turno de trabalho, estes homens, foram colocados de mãos na cabeça e de frente para a Colônia, até que os demais integrantes da quadrilha, chegaram com seus carros e todo armamento necessário para o ataque que deixou Eunápolis paralisada.


Ao todo foram 15 homens, muito bem armados com metralhadoras “762 e ponto 50”, armas utilizadas para ataques pesados, podendo inclusive derrubar aeronaves a longa distância. As policias ficaram impotentes diante do ataque, sem armas compatíveis às usadas pelos bandidos. As lojas mais próximas à empresa Prosegur, tiveram os vidros estilhaçados pelo deslocamento de ar, causado pelas explosões causadas pelas 5 ou 6 bananas de dinamite, utilizadas no ataque.
Por outro lado, ainda nesta manhã, a reportagem do rota51.com registrou que 5 bananas de dinamite, totalmente armadas para explodir, que ainda estavam no local, precisando vir de Salvador uma equipe especial do grupamento anti bombas para desarmar os artífices explosivos, pois os mesmos ainda oferecem perigo para toda a região. Uma vez que lojas de departamentos, como foi registrada pela reportagem, lanchonete e restaurantes, hotéis e pousadas, que tiveram os vidros estraçalhados pela ação das bombas.


Na praça da bandeira, uma câmera foi estraçalhada por tiros de metralhadora, como a reportagem registrou, as câmeras de vigilância de um restaurante, foi mudada de posição, para não registar as placas e nem os carros utilizados para o referido ataque.
A reportagem acredita que tudo isto foi planejado h[á pelo menos 1 mês, de antecedência, já que todos os mínimos detalhes foram tramados, para a chegada e a fuga. Depois do ataque, os bandidos fugiram pela rua da Colônia, rodaram pela estrada de chão, saíram por trás da granja Naturaves, seguindo pela BR 101 rumo a Mundo Novo e daí só Deus sabe, de acordo com informações sigilosas, os bandidos usaram até drones, para monitorar as viaturas policiais que estavam de ronda na noite de ontem.


Os comerciantes esperam que a empresa Prosegur, além dos próprios prejuízos, através do seguro que deve ter, realize todos os reparos devidos e necessários, para que lojas que tiveram as vidraças danificadas e outras estruturas, não tenham de arcar com os prejuízos. Há algum tempo atrás, a reportagem do rota51.com fez registros fotográficos e postou uma matéria, dando conta de que, alí naquele lugar, não é um local ideal para que uma empresa desta magnitude seja instalada, pelo perigo que ela representa para a região, e nesta madrugada, este temor da editoria do rota51.com, se confirmou.
Neste ataque, um funcionário da Prosegur foi baleado e faleceu no local 5 outros ficaram feridos e duas moças também foram feridas com múltiplas fraturas, mas estão todas estáveis, sendo atendidas no HRE por uma equipe altamente competente, uma delas passou por uma cirurgia e está sob cuidados especiais.
Os bandidos usaram os chamados “Miguelito”, que jogaram na pista, para furtar pneus de carros, e com isto conseguiram obstruir a passagem da polícia, com carretas, esta ação foi uma verdadeira ação de guerrilha urbana muito bem orquestrada, porém a reportagem não conseguiu descobrir, se realmente foram levadas sacolas com dinheiro, porém as informações de ontem, deram conta que muitas sacolas de dinheiro foram levadas pelos bandidos.

O certo, é que agora depois de toda esta situação altamente perigosa, pois os moradores existentes por perto do local do ataque, terão motivos de sobra, para irem até às autoridades e pedirem que a empresa arrume outro local, pára se instalar, evitando colocar em risco, residências, empresas e mais pessoas, é a violência saindo dos grandes centros e chegando até cidades como Eunápolis, Itagimirim, e demais municípios da região.
Nesta manhã, funcionárias de algumas empresas, estavam varrendo as calçadas, enchendo sacos, lixeiras, caixas de papelão, de estilhaços vidros, causados por tiros ou explosão.