
Quem estudou há muitos anos atrás, mesmo em escolas públicas, estudaram uma matéria que era chamada Moral e Cívica e depois OSPB Organização Social Política brasileira, e depois esta matéria foi retirada do “Curriculum” escolar.
O aluno depois disto, continuou estudando toda a grade escolar mas, depois não interessava mais aos governos federais, que o aluno estudasse e na medida dos anos, conhecesse melhor seus direitos e o que era cidadania, o caos e a desordem cidadã, tomou conta das escolas e até mesmo respeito acabou, hoje o aluno agride os professoras e tudo fica do mesmo jeito, mas a OAB Ordem dos Advogados do Brasil está querendo aos poucos colocar um pouco de ordem na cabeça dos alunos com o projeto: “OAB vai a escola”.

No lançamento do projeto, a vice presidente da OAB Eunápolis a advogada Dra. Miriam Tommie, falou aos presentes da importância da entidade no seio da sociedade e explicou a base deste projeto que é, levar às escolas e, aos alunos, noções básicas de cidadania, noções básicas de direito, a organização dos 3 poderes e, em especial o judiciário, conciliações, júri e todas as nuances dos Direitos humanos.
O advogado dr. Josemar Cardoso pres., da comissão dos direitos humanos, falou das pretensões da entidade, o que será feito nas escolas, principalmente falando da Constituição Federal de 05/11/1988, o que precisa ser ´preservado e que está na constituição como garantia do cidadão.

Na sequência falou a Sec., de Educação a profª Adail Brito, que falou sobre a intenção do pres., da OAB Dr. Alex Ornelas, que quer que a OAB, participe diretamente das ações e da realidade dos alunos da rede municipal, fazendo um pacto na busca da liberdade e da responsabilidade social, das entidades na escola pública.
A profª Adail Brito esteve presente e junto dela, diretoras e professoras que já estão fazendo palestras com os pais, no sentido de incentivar um melhor convívio dos pais com os filhos, estas palestras, estão sendo iniciadas pelas creches e CEMEIs, incluindo um núcleo de atendimento psicológico aos pais, em muitos casos com conflitos internos e pessoais. A profª Adail Brito disse que além deste atendimento, haverão palestras para os pais, na busca de uma melhor integração familiar.

O coordenador do curso de direito, prof Ivan Clementino, ressaltou que, em outras localidades planos como este foram implantados com grande sucesso, quando houve uma grande integração entre o advogado e o professor, pois sem advogado não tem justiça e sem o professor não tem cidadania, exemplo claro de que, existe um vácuo, uma lacuna que precisa ser preenchida e que a OAB de Eunápolis e a Secretaria de Educação vão fazer as suas partes.

Dr. Eliomar Brito, procurador do município, ao representar o prefeito Neto, que está em Salvador, disse que há pelo menos há 10 anos atrás, tentaram colocar em prática um plano igual, mas que esbarrou na falta de aceitação dos prefeitos, mas que agora, na gestão Neto Guerrieri, a coisa ficou muito mais fácil e que só bastou a OAB se pronunciar, que a ideia foi logo aceita, já que em sua fala, a profª Adail Brito fez claros agradecimentos e elogios, a gestão Neto Guerrieri, pela forma como ele tem tratado a “coisa” pública, principalmente os setores mais importantes, que é a saúde e a educação, não que as demais pastas não são importantes, mas o que ele privilegia, é o conhecimento, começando pelas escolas municipais. Dr. Eliomar fechando o seu discurso disse que esta plano deve também ser levado às escolas estaduais, elogiou a postura da reitora da Unesulbahia a profª Ademilde Fadine, pelo respeito à ordenação jurídica, e a profª Adail Brito, pelo respeito ao princípio da igualdade.

Finalizando, falou o representante da CME, o advogado Dr. Jota Batista, que elogiou o presidente da OAB pela iniciativa, ao representante do prefeito, Dr. Eliomar Brito e, depois falou do seu tempo de estudante no Colégio Anésia Guimarães, destacou a competência de todos, principalmente do prefeito Neto Guerrieri, pelo trabalho que vem realizando e sobretudo pelo apoio dado ao plano da OAB em levar cidadania e direito às escolas, o que vai ser de vital importância para a formação do aluno, ao conhecimento pleno de um caminho em busca da cidadania, conhecendo deveres e direitos na sua própria formação.
Logo após a fala de Jota Batista, a reportagem do rota51.com, chamou a todos para uma foto histórica e total, quando aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Eunápolis CME, o lançamento de mais esta atividade, advinda da OAB sub seção Eunápolis sob a presidência do Dr. Alex Ornelas, que é levar conhecimento a todos os alunos, “A OAB vai a escola”. O evfento foi apresentado pelo radialista e advogado Washington Teixeira
FOTOS: PBarbosa rota51.com