
Na última 6ª feira, 19-01, a OAB Eunápolis, se reuniu com o poder público de Itabela, no sentido de buscar viabilização para a segurança da referida cidade, isto numa demonstração de que, Itabela, vem sendo muito agredida por bandidos, que vendo a fragilidade local, acaba tomando de assalto a cidade tanto nos embates: polícia/bandido; bandido/bandido e policia cidadão, casas comerciais dentre outras situações.
Esta situação vem colocando em risco a integridade dos moradores de Itabela, que já estão amedrontados com o alto índice de violência na região, pois além dos foras da lei, que vão de Eunápolis, a cidade tem sido atacada pelos bandidos que vem de Porto Seguro e Teixeira de Freitas e com isto a infestação tem sido muito grande, para os poucos policiais que tomam conta da cidade.
O presidente da OAB Eunápolis Dr Alex Ornelas e, sua equipe de advogados que fazem, parte do corpo de segurança da entidade, tem buscado de todas as formas, dar a ajuda substancial que a cidade precisa. Há muito tempo que a cidade está sem um juiz e um promotor titular, para tanto, ofícios da OAB Eunápolis e de Itabela na pessoa do Dr. Ramon Bertoldi, para o CNJ Conselho Nacional de Justiça e ao TJ-Ba Tribunal de Justiça da Bahia, para que estas duas entidades judiciais, busquem imediatamente suprir a cidade destas duas autoridades na forma de titulares, para que o Ministério público e judiciário de Eunápolis tenham de responder também por Itabela.
Por outro lado a segurança de Itabela, tem poucos policiais, a polícia militar sediada na cidade, pertence a 7ª CIPM, como também Itapebi, Itagimirim, Guaratinga e Eunápolis e a referida companhia, não tem policiais para suprir estas 5 cidades como deveria ser, já as polícias civis, com a vinda do Dr. Moises, vieram mais agentes e delegados, mas não dá para suprir estas cidades, deixando a desejar com relação a uma segurança palpável.
Então Itabela está sem um judiciário titular, uma polícia defasada e nesta hora, entra a OASB Eunápolis, buscando mostrar a todos que a região está escassa de segurança, e parte desta culpa é do governador Rui Costa que abandonou a região e nem se preocupa com o que ocorre por aqui, ele gosta mesmo é das festas em Porto Seguro e o resto pode morrer á vontade. Com esta reunião onde estiveram presentes a sociedade civil organizada incluindo o Comando da 7ª CIPM, na busca de uma segurança mais rígida, não se espera uma segurança paliativa, mas sim uma segurança continuada, em favor de uma cidade amedrontada.

É nesta hora que a OAB de Eunápolis se posiciona, na busca de uma segurança melhor organizada começando pelo judiciário e Ministério Público, em favor da população, já que a região não tem representantes na assembleia legislativa, já que os deputados eleitos pela região, deixaram suas responsabilidades trocando-as pela administração municipal, já que em Salvador o salário é um só todo mês, e nas prefeituras, eles administram muito mais dinheiro, afinal processos e liminares custam muito caro e, é nas prefeituras onde está o ninho da galinha dos ovos de ouro, são duas galinhas botando no mesmo ninho e, o povo que vota, elege e paga impostos, paga um preço muito alto pela incompetência administrativa que assola a região e, as cidades com o mesmo problema, não toma suas próprias providencias, ficam todas atadas a um nome com um dos maiores montantes de processos por improbidade administrativa. Este é o Brasil.
FOTOS: ASCOM OAB