
A ONG CDI, Comitê para a Democratização da Informática, depois de uma estruturação de agenda e um contato com a administração municipal, montou na cidade um stand para ministrar cursos profissionalizantes, para possibilitar a pessoas de todas as idades, uma maior integração social através dos referidos cursos.
Os cursos ministrados de empreendedorismo, cursos e palestras de empregabilidade, inclusão e educação digital, cada curso com uma carga horária específica, veio trazer para Eunápolis uma grande fonte de orientação, onde cada um, leigo ou não, possa ter a chance de iniciar ou ampliar conhecimentos dentro das áreas apresentadas.
O curso de maior abrangência é o de inclusão e educação digital com segmentos em PowerPoint, Excel, Internet para comunicação, internet para serviços, multimídia, novas tecnologias e mobilidade, desenvolvimentos de aplicativos e inclusão digital para crianças.
Todos os cursos são gratuitos e depois cada aluno recebe seu certificado, segundo o coordenador do programa Marcelo Marques, dificilmente uma cidade tem uma 2ª chance de receber esta ONG, mas como o IDH em educação no Brasil é muito baixo, seria bom que outras empresas como as Casas Bahia que é a mantenedora desta ONG, fizesse o mesmo, já que o Governo Federal, ao que tudo indica, não tem tanto interesse em melhorar o ensino brasileiro, poderia pelo menos dar um incentivo a estas empresas que se dispõem a facultar a muitos brasileiros de todos os cantos do país, o aprendizado de uma linguagem nova como a internet.
Muita gente acha que acessar redes sociais, dentre outras páginas é saber muito, mas na hora de provar o que sabem, para obterem seu primeiro emprego, acabam perdendo oportunidades por falta de um certificado oficial de um curso dentro desta especialidade. Segundo Marcelo aproximadamente 2000 alunos fizeram inscrições e participaram dos cursos oferecidos e que termina esta semana.
Mas com o alto índice de corrupção no país, sendo a Petrobras a mais recente, é preciso realmente que empresas particulares façam um trabalho como este e, quem ganha é o alunado, é preciso que cada um vá aos poucos criando seu próprio curriculum e com isto, garantir num futuro próximo o seu primeiro emprego. Neste caso, a empresa Casas Bahia está sendo a pioneira em Eunápolis em montar o seu stand, oferecer cursos, para dar uma maior dignidade a jovens e adultos com cursos grátis como uma chave que poderá abrir o futuro de muitos jovens e adultos.
[nggallery id=693]