A ação integrada entre as Polícias Civil e Militar, com o apoio do Ministério Público Estadual, combate organização envolvida com tráfico de drogas, homicídios e ataques a agentes públicos
Com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por diversos homicídios, tráfico de entorpecentes e atentados contra agentes públicos, foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (30), em Eunápolis, a Operação Convergência. A ação é coordenada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 23ª Coorpin/Eunápolis, com apoio da Polícia Militar da Bahia e do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO) do Ministério Público Estadual.
As diligências visam ao cumprimento de mandados judiciais expedidos com base em investigações que apontam a atuação da organização criminosa na região. Entre os alvos, constam dois custodiados no Conjunto Penal de Eunápolis.
Durante o cumprimento de um dos mandados, o investigado José Gonçalves Filho, o “Zé do Bode”, apontado como um dos principais traficantes da região, com atuação no distrito de Colônia (Eunápolis) e na cidade de Salto da Divisa (MG), morreu após confrontar os policiais.
Além disso, foram cumpridas três prisões preventivas, e outras duas pessoas foram conduzidas, entre elas um adolescente. Todos os suspeitos têm envolvimento em crimes de homicídio e tráfico de drogas. A operação resultou ainda na apreensão de três armas de fogo, um tablete de maconha prensada, porções da mesma droga in natura, além de aparelhos celulares, máquinas de cartão de crédito, cartões bancários, um DVR, notebook, pendrive, certificados de Registro e Licenciamento de Veículos e um rádio comunicador.
Ascom-PCBA
30/05/2025