
Este é um pacto idealizado por técnicos, psicólogos, estudiosos e pessoas interessadas, para dentro de 10 anos, diminuir sensivelmente, o numero de crianças que muito cedo se envolvem no tráfico e uso de drogas.
Para tanto, o plano envolve toda a sociedade, desde professores, poderes Executivo Legislativo e Legislativo, empresas de todos os portes e possivelmente todos que querem ver a sociedade livre das drogas e as crianças de hoje e homens de amanhã libertos do vício.
O pacto foi lançado no auditório de um hotel na cidade e contou com a presença de autoridades como: Os juízes MMs. Drs. Otaviano sobrinho, Rodrigo Quadros e Roberto Freitas, os representantes do Ministério Público Drs. João Alves Neto e Dr. Dinalmari, o Comandante da 7ª CIPM major Cleber Santos, os vereadores Osvaldo Pereira dos Santos Presidente da CME, Lucas leite um vereador que estão sempre presente em todos os eventos, principalmente os educacionais, Ramos filho, Jorge Maécio, os Secretários Arnaldo Vianna da Administração, Valdiran Marques, Junior Bahia da Agricultura, Dr. Mário Gontijo da Saúde, a Secretária da Educação Adail Brito, a Secretária de Ação Social e 1ª dama Ciça Guerrieri, de esportes Dvi matos, o procurador do município Dr. Eliomar Brito, diretor do IFBA prof. Fabíolo Moraes Amaral, o palestrante o prof. Anselmo Barcelona, prof e coordenador geral do pacto e, assessor da Secretaria de Educação.
Também esteve presente a aluna Maria Eduarda Torres vencedora da olimpíada de matemática, abrindo o evento os rappers Wilver, Islan e Diel do departamento de cultura apresentando o rap “Pacto Nosso”. Foram convidados os alunos da Escola Municipal José Araújo Santana para apresentarem a poesia vencedora do Projeto Consciência Negra com o rema: “Qual o problema de ser negro”.
Depois se apresentaram os alunos d Escola Municipal Humberto de Campos, com a paródia “ A força da Liberdade”. Estiveram presentes os alunos da Escola Municipal Anésia Guimarães, que ganharam o concurso de beleza negra Mateus Arruda e Micaeli Araújo, Presidente da APLB sindicato Jovita Lima, estiveram presentes vários empresários que já realizaram o pacto e o empresário Francisco Rogério representando todos os demais.

No evento falaram a Secretária de Educação Adail Brito que falou sobre a situação das escolas municipais, da merenda escolar e dos comentários que ouve em relação ao prefeito Neto com relação a aquisição de merenda sempre de 1ª qualidade, depois e sua forma direcionada par uma administração transparente, depois foi a vez do professor Anselmo Barcelona demonstrar o que é, como vai ser, as diretrizes do projeto, como vai ser gerenciado e a sua implantação em todas as escolas municipais, e a esperança é de que um menino hoje com 10 anos, aos 20 anos, além do estudo ainda terão um curso profissionalizante.
Depois foi a vez de Neto Guerrieri, que falou de sua administração, da implantação do pacto pela educação no município, é algo que trará benefícios para toda a sociedade estudantil, como uma forma de dar a sociedade, uma resposta administrativa de altíssima qualidade. Neto Guerrieri, tem administrado a cidade totalmente diferente dos prefeitos anteriores, com transparência e com propostas exequíveis, portanto este pacto pela educação tem o aval do prefeito e a gestão de uma Secretária de Educação que tem um compromisso pessoal e intransferível para com a educação eunapolitana, para tanto todos os convites enviados foram aceitos e as maiores autoridades do município estiveram presentes, para verem de perto todos os caminhos que farão desta pacto um sucesso.
FOTOS: Pbarbosa
[nggallery id=1086]