

A vinda do governador Rui Costa a Eunápolis marcada para esta 2ª feira, tinha um programa pré elaborado, ÀS 08 hs ele e demais autoridades estaria se reunindo no salão de reuniões do hotel Oceania e por volta da 12 hs, ele se reuniria com a imprensa para uma coletiva, onde trataria do assunto que foi tratado às portas fechadas onde, somente a imprensa oficial do governo do estado teve acesso, mas como o governador já chegou um pouco atrasado, o encontro com a imprensa só aconteceu pouco depois das 14 hs, e devido ao atraso, nem toda a imprensa pode entrevistar o governador e as autoridades, isto devido a pressa, que todos tinham em ir para Porto Seguro, mas o assunto tratado foi o “Pacto pela Vida”


Depois da reunião á portas fechadas, logo depois das 14 hs, veio falar com a imprensa o governador e alguns secretários, governador falou que o pacto começa pela família, onde ainda não há contaminação criminal, ou seja, as crianças ainda não se corromperam e por isto o pacto começa por aí, com muito amor, carinho e atenção dos pais para com os filhos, e com isto evitar o crescimento da violência no estado. O governador falou que Eunápolis foi a 3ª cidade a ter o pacto lançado, 1º Feira de Santana, Vitória da Conquista e depois Eunápolis.

Junto com o governador estiveram o Sec de Segurança Maurício Barbosa, a Presid do Tribunal de Justiça a desembargadora Maria do Socorro, a procuradora geral de justiça Ediene Louzada, o presid da Assembleia legislativa Ângelo Coronel, o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira e a prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira e outras autoridades.
Todos em seus discursos, embora com palavras diferentes falaram a mesma coisa, mais segurança, preservação pela vida, principalmente de menores, envolvidos no tráfico de drogas desde cedo e maior proteção à família, para evitar a contaminação criminosa dentro da família.
Devido á pressa, a reportagem do rota51.com não pode entrevistar o secretário de segurança, sobre a retirado do 190 da PM de Eunápolis e de tê-lo levado para Porto Seguro e a falta do DPT em Eunápolis, este pacto pela vida, deveria passar por estas questões, quando são eles, o governador e seus secretários, que cuidam desta área, a saber que estiveram por aqui desembargadores representantes do tribunal de justiça, secretários, representantes da assembleia legislativa mas tudo isto foi tratado a portas fechadas, sobrando para o conhecimento da sociedade somente os restos de um assunto que há muitos anos preocupam a região, o excesso de violência, a marte de jovens, a dor das famílias.

De Eunápolis estiveram presentes, o MM juiz Dr. Otaviano Sobrinho, os promotores Dr. João Alves, Dr. Dinalmari e Dr. Helder, o coordenador da 23ª CORPIN Dr. Moises Damasceno e os novos delegados, mas se esqueceram de convidar um representantes da Câmara Municipal de Eunápolis, a menos que o governador e seu cerimonial tenham se esquecido de que o país é governador por 3 poderes, o Executivo, o legislativo e o judiciário, o legislativo do estado veio mas e o legislativo eunapolitano, que conhece a cidade, seus problemas, sua violência ficar de fora foi no mínimo um desrespeito.
A desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro, falou em seu discurso e reiterou sua fala à reportagem do rotq51, que deverá construir um novo fórum em Eunápolis, a reportagem perguntou se era para fazer um novo ou se seria apenas uma reforma, ela respondeu que seria a construção de um fórum novo, mas o MM Juiz Dr. Otaviano sobrinho disse que para ele, será apenas uma reforma bem feita, dentro das necessidades que a cidade hoje precisa, pois se for para fazer um novo, ele não sabe informar, quando este projeto sairá do papel, e uma reforma, bem feita, é muito mais rápido, mas que precisa, é claro que precisa.
Um outro tipo de violência que o governador não conhece
A reportagem do rota51.com entregou nas mãos do governador uma impressão da matéria feita neste último domingo 19/03, sobre o bairro Vista Alegre, sem água, sem nenhum tipo de saneamento, com caixas d’água a céu aberto e crianças expostas á dengue e suas complicações. O mesmo documento foi entregue também nas mãos do prefeito Robério Oliveira, na realidade eles podem até rasgar e jogar fora, mas se lerem, não poderão ficar á margem de tamanha violência.


Um pequeno grupo de pessoas, ficou deveras aborrecido, por que queriam saber do governador, quando o Conjunto habitacional Arnaldão seria entregue, eles já foram à Assistência Social e ficaram sabendo que por lá, ninguém sabe quando as casas deverão ser entregues. A ausência de informações, deve ser porque o referido parque residencial foi construído pelo ex prefeito Neto Guerrieri, mas como os políticos, governam para suas politicagens e não para o povo, a entrega das casas continuará sem uma data marcada, que é uma falta de respeito para com as pessoas que fizeram suas inscrições e agora continuam molhando na chuva, sem saberem para onde ir, é igual a reportagem no bairro Vista Alegre, há 13 anos sem água, e os políticos tirando de seus eleitores, a dignidade de terem suas residências com o mínimo exigido pela OMS Organização Mundial de Saúde, água, esgotamento sanitário, energias elétrica e respeito pela sua cidadania.
Observação da redação
Este “pacto pela vida”, parece mais um jogo eleitoreiro, pois imaginem só, o governador Rui Costa, já está no poder há quanto tempo? E durante todo este tempo, a região tem sido coberta de sangue principalmente de jovens, envolvidos no tráfico de drogas, recentemente em Trancoso e Arraial D’Ajuda foram palcos de uma violência sem fim, as estatísticas de mortes, são enormes, os jornais da região tem exibido cenas de sangue para todo estado e só agora, quando ACM Neto se projeta como futuro ou pré candidato a governo do Estado é que surgem os planos mirabolantes de segurança, há quanto tempo o rota51 tem divulgado a falta do 190 que já foi de Eunápolis e depois levado para Porto Seguro, a falta do DPT e só agora vem o plano “pacto pela vida”; com Eunápolis com poucos policiais militares e, policiais civis, somente depois que Dr., Moises retornou a cidade é que a delegacia viu mais delegados e agentes dos últimos anos, este pacto pela vida, tem que começar com o maior respeito pela cidadania, pelo eleitor que vota e elege, por que senão, já passou da hora de mudar o voto e o rumo da prosa.
FOTOS : rota51.com e assessoria do governo
Depois da queda de Dilma, o que esperar de um governador petista junto a esfera federal, o judiçíario com seus salários altissimos e beneficios a serem administrados sobra pouco tempo aos processos, do legislativo municipal apenas J. Batista tem demonstrado que sabe aonde esta, o que pode fazer, e o que deve revindicar, quanto ao executivo municipal, pra mim, apenas um VOLTA NETO.