É com imenso prazer que encerramos mais uma SEMANA NACIONAL DO JÚRI, evento importantíssimo, onde a sociedade detém o poder de contribuir para que se faça justiça, de acordo com o seu parecer.
Não se trata apenas de uma audiência de julgamento, onde a única expectativa é ouvir o veredicto com a afirmação: Condeno ou Absolvo, vai muito além disso… Neste tribunal do Júri, analisamos o embate dos advogados de Defesa, e a firme e consistente acusação dos representantes do Ministério Público.
Muitos foram os contratempos, que se fizeram presentes nesta semana, desde a ausência injustificada de um dos jurados, até mesmo a prisão em flagrante das duas irmãs de um dos réus, por crime de ameaça a uma jurada. Porém nada disso foi empecilho para que não houvesse o júri semanal.
No primeiro julgamento, o mais aguardado e assistido por todos, tanto para os expectadores via Youtube, quanto para a assistência que se fez presente até o fim (13 horas de Julgamento) incluindo o Vereador e advogado Jota Batista . Por um lado, contemplamos a atuação do Dr. Fabricio Frieber em sua primeira aparição como auxiliar de acusação, junto ao Ministério Público na pessoa do Dr. João Alves Neto. Contratado pela família da vitima, Dr. Fabricio defendeu com veemência a sua tese, e requereu a condenação de Augusto Henrique, autor do homicídio que vitimou Ubaldo Gonsalves. Em companhia do brilhante Promotor de Justiça Dr. João Alves Neto, que conseguiu sensibilizar o júri, bem como a todos que o assistiam, com suas incisivas acusações, e gesticulações, mostrou de maneira clara, que estávamos de frente a um assassino frio e calculista. Noutra ponta, as Dra’s. Alessandra Carvalho, e Lara Kauark , abrilhantaram o julgamento com a sua postura ética e altamente profissional. A forma com que as advogadas apresentaram sua defesa, certamente foi uma das melhores atuações em um julgamento (E olha que eu já participei de muitos) A Dra Alessandra, mostrou que fazer uma defesa, não é apenas apresentar falácias, escamotear a ação criminosa do réu, e pedi a absolvição, distante disso, as advogadas trabalharam em cima do fato de que houve sim um crime, porem como toda moeda possui dois lados, neste caso também existiam duas vertentes. De acordo com os comentários feitos via Youtube, ela mostrou que é uma Gigante da advocacia, dessa forma, ficam os nossos votos, de que elas participem de mais julgamentos, e nos dê a honra de transmiti-las mais vezes.
O segundo julgamento, contou com a presença do ilustríssimo promotor de justiça Dr. Dinalmari Mendonça, e do excelente advogado Dr. AntônioVasconcelos Sampaio. De maneira consistente o Promotor de justiça sustentou que estávamos diante de um caso insólito, em que o réu estava preso por homicídio triplamente qualificado, e requereu a condenação. Todavia o Advogado de defesa fez valer o depoimento de todas as testemunhas que alegaram, apenas “ter ouvido falar que havia sido o réu”, mas que nada comprovava aquilo. Dr. Vasconcelos de maneira impar PROVOU que o réu jamais havia praticado tal delito, e desta forma, convencendo os jurados de sua inocência, o réu foi absolvido.
No ultimo dia, novamente com a atuação do Dr. Joao Alves Neto, representando a parte acusadora, e do outro lado o Dr. Cristyan Sardagna, foi julgado: Fábio da Silva, acusado de ter atentado contra a vida de Diego Santos de Jesus, e de seu pai Dêflor Santos, que mesmo embora do crime não ter sido consumado, o acusado fugiu para São Paulo, para que despistasse qualquer indicio que o incriminasse, porem quando retornou a Bahia, o mesmo foi preso por outro crime, Trafico de Drogas.
Neste julgamento, o Advogado Mineiro Cristyan Sardagna sustentou a tese de que não seria justo que o réu respondesse pelo crime de tentativa de homicídio e sim por lesão corporal. Por sua vez, o Promotor invalidou o pedido realizado pela defesa, e requereu a condenação do réu, e assim aconteceu, o réu foi condenado a 8 anos de prisão, com a atenuante de poder responder no semiaberto.
É extremamente gratificante poder levar a sociedade, a atuação de excelentes profissionais, assim como os mencionados acima, e que os mesmos possam ver a justiça ser feita. No total fizemos várias Livestreams, no youtube e Facebook, e obtivemos mais de 90 mil visualizações. Isso nos motiva a cada dia fazer um trabalho com mais qualidade, para que do conforto de sua casa, nossos expectadores possam assistir a um julgamento em tempo real!
Alinne Werneck – Jornalista, especializada em produção de mídia!