Nesta segunda-feira, 22/12/2025, a Polícia Civil da Bahia, por meio da 23ª COORPIN de Eunápolis e da 10ª COORPIN de Vitória da Conquista, através do GATTI Sudoeste, da Delegacia Territorial de Caraíbas e do Núcleo de Inteligência de Eunápolis, cumpriu mandado de prisão preventiva contra J.C.P.S., de 27 anos, acusado de cometer dezenas de crimes contra pessoas, muitas delas em estado de vulnerabilidade.
Durante a operação, foi cumprido também mandado de busca e apreensão domiciliar, sendo apreendido um aparelho celular.
A investigação teve início após a Polícia Civil identificar que o estelionatário buscava na internet informações sobre familiares de vítimas assassinadas por criminosos. Ele entrava em contato com essas pessoas e exigia transferências de dinheiro sob a falsa ameaça de matá-las caso não pagassem.
Por meio de medidas investigativas e de inteligência, foi possível identificar e localizar o autor dos crimes, que chegou a zombar da polícia em mensagens, afirmando que nunca seria encontrado.
Dezenas de vítimas foram identificadas ao longo da investigação. Elas relataram que J.C.P.S. entrava em contato por aplicativos de mensagens, se passando por integrante de facção criminosa e exigindo dinheiro para “deixá-las em paz”. Para reforçar as ameaças, o criminoso enviava fotos de armas.
Entre os casos recentes estão episódios ocorridos em Eunápolis, nos quais o acusado manteve contato com familiares do motorista de aplicativo Weverton e de Jhonatan, morto em uma academia, exigindo dinheiro das famílias.
J.C.P.S. possui antecedentes criminais. Em 2019, foi preso em Minas Gerais após ser flagrado portando armas ilegais na companhia de um adolescente.
O preso aguarda audiência de custódia e, após sua realização, será transferido para o Conjunto Penal de Eunápolis.
Fonte: Polícia Civil da Bahia
