Na manhã desta terça-feira, 8 de julho, foi realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Porto Seguro, a cerimônia de premiação do Concurso de Projetos Universitários promovido como parte do evento “1° Encontro com os Coletivos: Vozes da Sociedade em Destaque”, realizado na cidade, no mês de abril. A iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-BA) teve como objetivo incentivar a produção de propostas voltadas à cidadania, inclusão e sustentabilidade no âmbito da Justiça Eleitoral.
O primeiro lugar foi conquistado por Ananda Gonçalves Benn, estudante de Turismo da UNEB, com o projeto “Sustentabilidade Ativa: Caminhos Verdes para o Poder Judiciário de Vitória da Conquista”. Já o segundo lugar ficou com Paulo Ferreira Santos Silva, aluno de Licenciatura em Computação do IFBA, autor do projeto “O plástico não é lixo: a sustentabilidade no Poder Judiciário refletida na sociedade brasileira”. Ambos foram reconhecidos pela relevância social, originalidade e viabilidade de suas propostas, recebendo certificados e prêmios eletrônicos.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega o juiz da comarca eleitoral local, Dr. Tibério Coelho Magalhães, o secretário municipal da Casa Civil, Josemar Siquara, e os premiados. Na ocasião, Siquara destacou a importância de Porto Seguro sediar um evento que aproxima a Justiça da população e valoriza as vozes da comunidade. “Em nome do prefeito Jânio Natal, parabenizo os vencedores da premiação e ressalto a importância que foi para a nossa cidade em sediar este importante evento promovido pela Corregedoria”, afirmou.
A premiação é um desdobramento do encontro realizado em Porto Seguro, que reuniu coletivos sociais, representantes indígenas, estudantes e autoridades em atividades voltadas à escuta qualificada da sociedade e fortalecimento da cidadania. O evento contou com audiência pública, apresentações culturais e inspeções nas zonas eleitorais do município.