
A reunião foi extensa, pois recebeu vários representantes de diversas regiões, para falarem de vários assuntos e todos eles pertinentes aos consórcios regionais, buscando uma maior participação político-governamental, que ajude a alavancar ainda mais o progresso das referidas regiões.
Mediando as apresentações e o mesmo tempo fazendo seus comentários sobre a situação, esteve Wellington José dos Santos que é o Secretário Executivo do consórcio da Costa do Descobrimento, que tem como presidente o prefeito de Eunápolis Neto Guerrieri, que congrega 8 cidades, cuja maior preocupação hoje é com o lixão, e a implantação do aterro sanitário, que o Governo Federal exige, mas não dá a mínima contribuição para tal, a saber que, se o prefeito gastar mais do que deve, ele tem as contas reprovadas pelo TCM, dentre outras observâncias, o consórcio visa buscar apoios governamentais para a solução de muitos outros problemas.

Neto Guerrieri, dentro do seu conceito administrativo, faz observações de grande valia para toda a região e tem o apoio de todos os demais administradores, na oportunidade, Neto falou que o consórcio é um elo de ligação, entre a região e o governo, pois visam atender as demandas da região e o equilíbrio territorial, participam Porto Seguro, Cabrália, Guaratinga, Itapebi, Itagimirim, Itabela, dentre outras.
Por outro lado a força de políticas ativas, que podem ter como grandes parceiros a UNEB, IFBAs, UESC, na elaboração de projetos e na realização fundiária de mais outros 9 consórcios.

O prof. Hélio Laranjeira que já tem em Eunápolis uma franquia de sua empresa educacional EAD, um polo educacional à distância, tem uma escola com 52 cursos, sendo que em
Eunápolis é uma empresa privada, mas agora ele quer incluir sua empresa educacional dentro das politicas públicas, bastando para isto, elaborar um plano de inclusão, e esta a verba de implantação vem do governo federal. Prof. Hélio falou que o país tem 1 milhão de técnicos e 5 milhões de graduados e que deveria ser exatamente o contrário, e que o setor técnico é o que é mais utilizado em todo setor e que sua escola faz exatamente este papel, educando, treinando para que o aprendizado tenha menos evasão e mais competência.
Estiveram presentes os seguintes representantes setoriais: Lenildo prefeito de Ibicaraí, presidente do consórcio litoral-sul; Fernando Becevelli secretário executivo do consórcio Construir do extremo sul; representantes da região cisaleira, dando uma amostra de como é estar diante de um quadro regional na busca de incentivos especiais, dizendo que, sente uma inveja muito grande, a saber que eles sempre lutaram por uma universidade na região e, até hoje não conseguiram, Benedita Ribeiro dos Santos representante ativa do setor rural, Kenoel Viana prefeito de Guaratinga.
Nesta mesma tarde de 29/02, aconteceu outra reunião na sede do INEMA para continuação dos trabalhos, sendo que outro encontro mais abrangente está marcado para o dia 31 de março em local ainda a ser determinado.
FOTOS: PBarbosa rota51.com

































