
Embora o ano de 2015 venha sendo marcado por uma crise em todo o País com atraso nos repasses e redução dos recursos, o município de Eunápolis tem se sobressaído em vários setores da administração pública, principalmente no que se refere a qualidade da Educação e da Merenda Escolar.
O que confirma isso são ações como: valorização do professor e demais trabalhadores do setor com pagamento de salários dignos e em dia, inclusive seguindo o novo Plano de Carreira; valorização do aluno, com foco voltado para aprendizagem, um esforço da prefeitura e sociedade organizada em um pacto lançado este ano; manutenção periódica de todas as unidades de ensino; e transporte escolar na zona rural e urbana.
Mas um dos grandes destaques diz respeito à Merenda Escolar. São 60 toneladas mensais de alimentos distribuídos nas 44 escolas municipais de Eunápolis, onde a Prefeitura Municipal chega a investir uma contrapartida de 60% do valor final para garantir a qualidade não somente dos alimentos, mas de todo o processo até chegar ao prato dos mais de 19 mil alunos da rede municipal de ensino.
De acordo o Prefeito Neto Guerrieri, os alimentos que chegam à mesa das escolas e centros municipais de educação infantil passam por um planejamento nutricional, garantindo a qualidade das refeições. “O cardápio conta com frutas, verduras, legumes, hortaliças, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, incentivando também os bons hábitos alimentares. São refeições balanceadas, nutritivas e muito saborosas, garantindo a saúde e a aprendizagem de nossas crianças. Além disso, são realizados treinamentos com as merendeiras todos os anos, para que elas possam receber dicas de como manusear os alimentos, de higiene, além de outras informações”, explicou a secretária.
Ainda segundo o Prefeito, todos os profissionais que manuseiam os alimentos recebem EPI’s, e, em cada escola da rede municipal há um ‘supervisor de merenda escolar’, servidor responsável por acompanhar os estoques dos alimentos nas escolas e impedir os desperdícios, seguindo a premissa da gestão Neto Guerrieri, ou seja, responsabilidade com o dinheiro público.
“Nosso setor, o DAE, gerencia a compra, armazenamento e distribuição de forma que garanta a manutenção e qualidade dos alimentos. Atendendo a Lei Federal, 30% de nossa merenda é oriunda da Agricultura Familiar, o que auxilia no desenvolvimento do pequeno agricultor local. As crianças das creches recebem cinco alimentações diárias e os cerca de 5 mil alunos do Programa Mais Educação, que estudam dois turnos, também recebem, através do empenho municipal, merenda escolar nos dois turnos de ensino. Todas as ações são gerenciadas de forma que a merenda escolar chegue diariamente, balanceada, e com grande qualidade nutricional e de sabor ao prato de nossas crianças”, concluiu o prefeito Neto Guerrieri.
Por: SECOM-PME / Fotos: Antônio Varjão
Não sei qual epi,disseram que teríamos botas e luvas e até. hoje nada ,trabalhamos com facas enferrujadas e em ambiente muito quente e nem insalubridade recebemos,que dirá epis. ..