
Na última semana, a Prefeitura de Eunápolis, representada pelo secretário de Serviços Públicos, Valdiran Marques, se reuniu com a diretoria da Veracel Celulose para efetivar o Termo de Cooperação no Plano de Ação Integrado no Combate às Infestações (escorpião amarelo e aedes aegypti).
Na reunião, que aconteceu no Viveiro da Veracel Celulose, o secretário Valdiran Marques, coordenador municipal da ação, apresentou a estimativa de terrenos a serem limpos, os resultados já obtidos com a diminuição de denúncias nos locais já contemplados com a ação e a importância da parceria da Veracel Celulose nesta luta eunapolitana.
Junto à Veracel Celulose, a Prefeitura de Eunápolis está contando com o apoio também das empresas terceirizadas G.O. Bertoldi, Macplan, Katharina e Caprini, unidas no combate e prevenção das infestações, que têm causado doenças e até mesmo óbitos na cidade.
“Esta união no combate às infestações reforça mais uma vez esta parceria já existente entre o prefeito Neto e a Veracel. Uma ação de interesse coletivo que beneficia todos os eunapolitanos. Vale lembrar que estamos trabalhando para combater estas infestações mas precisamos mais do que nunca da parceria de todos os eunapolitanos. Os donos de terrenos baldios devem limpá-los e mantê-los limpos, e os que não possuem terrenos devem limpar seus quintais, suas calhas e eliminar todos os possíveis focos de infestações”, explicou Valdiran.

O Plano – Iniciado em fevereiro, o Plano de Ação Integrado no Combate às Infestações foi uma determinação do prefeito Neto Guerrieri visando combater os altos índices de infestações, mais especificamente o escorpião amarelo e o aedes aegypti, com um conjunto de ações de combate e prevenção realizados por diversas secretarias municipais.
Como primeira ação, o Plano deu início a limpeza de todos os terrenos baldios da cidade e convocou via Diário Oficial todos os proprietários de terrenos baldios a realizarem a limpeza de seus terrenos, inclusive os que possuem muro.
Desde seu início, o Plano já limpou grande parte dos terrenos baldios do bairro Dinah Borges e buscou também o apoio de empresas privadas parceiras. Apesar de realizar a limpeza dos terrenos, a Prefeitura de Eunápolis não exime o proprietário de sua responsabilidade definida em lei Municipal, cobrando do mesmo os custos da limpeza.
Por: SECOM-PME / Fotos: ASCOM/SEPLAN