
O promotor de Justiça ambiental de Teixeira de Freitas, Dr. Fábio Fernandes Correa, veio a Eunápolis fazer uma palestra muito importante, sobre as questões de preservação ambiental, nos imóveis rurais, esta palestra, pela sua importância, deveria ter recebido pelo menos, algumas pessoas que se dizem ambientalistas, e que querem revitalizar o rio do peixe, mas não rem a mínima ideia de onde começar, e a verdadeira preservação ambiental, precisa começar pelas APPs, nos imóveis rurais. Dr. Fábio, mostrou mecanismos legais para fomentar a regularização ambiental de imóveis rurais. Buscando a preservação das Apps.

Por outro lado, somente o rota51.com até o momento, levantou a questão das lagoas, ou represas particulares, quando ainda não foi esclarecido de onde vem as águas destas represas, se do rio Buranhém ou Jequitinhonha, o certo é que a captação de água pela Embasa na cidade, continua deficitária e ninguém toma uma providencia sobre isto.
A reportagem do rota51.com, devido a outro compromisso já agendado não pode ficar o tempo todo, mas o presidente da OAB Dr. Alex Ornelas, foi comunicado sobre o fato, a saber que as questões ambientais, também passam pela nascentes e corredeiras dos rios que abastecem Eunápolis e região. Tudo isto, de acordo com os acontecimentos e o Ministério Público, as áreas de preservação ambiental dentro dos imóveis rurais, com o plantio de árvores, características da Mata Atlântica, pode ajudar em muito o propósito das autoridades, na conservação das bacias hidrográficas e mananciais da região como também o cinturão verde tão necessário á região.

Para esta palestra, estiveram presentes o Promotor Dr. João Alves, toda a secretaria de meio ambiente, o presidente da comissão de meio ambiente da OAB, que na oportunidade falou sobre como a OAB tem se preocupado e firmado um compromisso estatutário e social para preservar as questões ambientais, primando pelo preconceito constitucional do meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo que esta preocupação é com Eunápolis e toda a região. Também esteve presente o Comandante da 7ª CIPM major Cleber Santos, o ambientalista Natanael Braga, o major Wesley Siqueira e todos os que se interessam pelas questões ambientais da região.
Outro que deveria estar presente era o vereador Jorge Maécio, que recentemente fez uma audiência pública, prometendo para breve uma carta de intenções sobre a revitalização do rio do peixe, mas até o momento a carta não saiu, porém é necessário que se tome uma providencias, igual as autoridades do MS, fez com o rio Bonito, que hoje é área de preservação ambiental e local de turismo altamente procurado, devido o trabalho que foi feito na referida região.
FOTOS: PBarbosa rota51.com